Por Tadeu de Barcelos Ferreira em fevereiro de 2019

Games são um dos únicos meios que nos permitem voltarmos a um certo título, mas nem sempre voltando e usufruindo do game original exatamente como se fez antes.

Claro que em filmes, séries e livros há os chamados finais alternativos, mas os games têm um ingrediente a mais para que nossa interação com aquele título que nos encantou tanto e que desejamos saborear um pouco mais: os editores de fases e os famosos hacks, que nos permitem alterar e modificar a estrutura de um game original, tornando muitas vezes um game eterno, graças à criatividade dos fãs.

Neste especial, listaremos 10 (dentre os milhares) que estão dentre os mais impressionantes, sendo alguns até melhores em alguns aspectos que o jogo que o originou (obs.: sem ordem de importância.):

Harvest Doom (Doom – Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC)

Em Harvest Doom, o objetivo do jogador é literalmente plantar colheitas, coletar almas e fazer torres, tudo para montar uma defesa contra os monstros que vêm lhe atacar. Mesmo sendo um SnapMap (mapa bem pequeno), os objetivos são tantos e os resultados são tão variados que ele pode ser jogado por horas a fio. Confira aqui.

LoveGLaDOS (Portal 1 – PS3, Xbox 360, PC)

Portal já é um game mais moderno que conta com muitas fases feitas por fãs, tendo sites feitos especialmente para armazenar os trabalhos feitos por estes, como neste link. Um dos mais elogiados e jogados é o LoveGLaDOS, com level design simples (porém funcional e eficiente), desafio médio para alto, boa iluminação, e até uma referência ao filme Dr. Strangelove.

Clone Wars (Elecman stage) (Mega Man Powered Up)

O remake para PSP do primeiro game da série do robô azul tem tantos níveis que fica difícil listar todos, que dirá jogar cada um deles! Disponíveis neste link, um dos que mais mostram a criatividade dos aspirantes a level designers é o chamado FireChute, baseado no tema do robô mestre Fireman. Com múltiplos caminhos e um alto desafio, este é um must-have para os fãs de uma das melhores características deste clássico!

Newer Super Mario Bros. Wii (New Super Mario Bros. Wii)

Contando com 128 novos níveis, músicas, gráficos e texturas remixadas e originais, e novos chefes, dentre inúmeras outras características, ele é tão bem produzido que muita gente até diz que ele poderia ter sido feito pela equipe original. Ainda tendo uma dificuldade desafiadora mas acessível para os jogadores mais casuais, este é um fangame que certamente exigirá um bom tempo para ser finalizado em 100%. Confira o endereço dos criadores aqui.

CS Rio de Janeiro (Counter Strike – PC)

Lançado em 2001, esse mapa feito por Joca Prado e Roger Sodré (que incluí uma música de funk ao fundo, uma bola em que se pode interagir e texturas novas) ficou famoso no Brasil e gerou polêmica ao causar a proibição da venda do game no nosso país em 2008, proibição essa que foi suspensa em 2011 somente. Baixe aqui.

Movie Duels 2 (Star Wars – Jedi Knight – PC, Mac)

Um grande trabalho feito em cima da engine do game Jedi Knight, aqui há fases e personagens novos em que é possível reencenar os duelos de sabres de luz dos episódios 1, 2, e 3, com todas as cenas tiradas diretamente dos filmes. O melhor de tudo é poder jogar online e também nos 2 lados da força (lado negro e lado da luz). Confira aqui.

Warcelona (Left 4 Dead 2 – Xbox 360, Windows, Mac OS Classic, Linux)

Contando com 4 novos mapas e tendo levado um ano e meio de desenvolvimento, em Warcelona, que se passa 30 semanas depois do game original, jogamos como os personagens do game original que estão dentro de uma igreja em Barcelona, buscando um meio de saírem vivos dali. Contando com grande ação e tensão, e até com zumbis novos, Warcelona recebeu as melhores avaliações em reviews. Confira aqui.

Quiet Rehabilitation (Half-Life 2 – Android, PC, Xbox, Xbox 360, PS3, Linux, Mac OS Classic)

Sendo um mapa leve e curto, porém com uma dificuldade atrativa, Quiet Rehabilitation traz puzzles inteligentes (sendo a porta do começo o mais implícito deles) e combates bastante tensos num level design bem bolado, sendo mais um que possui uma continuação. Confira aqui.

 Five Nights in the Dark (Minecraft – PC, MAC)

Nesse nível do famoso Minecraft, sua missão é sobreviver a 5 noites (das 12:00 às 18:00), que ficam cada vez mais complicadas com o passar do tempo de jogatina, que pode durar de horas a alguns dias. Use suas ferramentas sabiamente aqui. Confira neste link.

Pista #14 por SergioChileno (Trackmania Turbo – PS4, Xbox One, PC)

Lançado em 2016 pela Ubisoft, esse excelente game já conta com uma grande gama de pistas customizadas, sendo uma das categorias mais famosas o stunt, em que se baseia essa pista do usuário Sergiochileno, que se passa numa cidade perto de uma indústria. Tendo um belíssimo visual, com muitos desvios, declives, abismos e saltos, essa pista é um grandioso desafio! Confira aqui.

Menção extra: Luminous Forest revamped (Sonic Forces – PS4, Xbox One, Switch, PC)

Mais um que permite aos fãs fazerem múltiplas mudanças em praticamente tudo, Sonic Forces tem contado com uma sólida base de fases feitas por fãs, que inclusive melhoraram alguns aspectos das fases originais do game, as deixando melhores e mais desafiantes, e a Luminous Forest é um grande exemplo disso. Contando com inimigos e áreas extras, além de um retrabalho de retirada de elementos que atrapalhavam em algumas fases, esse é apenas um dos grandes trabalhos do usuário Brandon Jones, que já conta com um canal no YouTube, confira o resultado dele no vídeo. Baixe aqui.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.