Por Lucas de Albuquerque Paraíso Scheidt em outubro de 2018

Com o lançamento de Assassin’s Creed Odyssey, a produtora do jogo Ubisoft teve a honra de embarcar junto da mais nova tecnologia de serviços do Google chamada de Project Stream, que entrou em fase de testes e é um serviço de streaming que possibilitará que games sejam jogados através do navegador Google Chrome. Pra se ter ideia, o investimento com o Google nessa área, apesar de tardio, é tão importante que as ações da Ubisoft no mercado subiram cerca de 3,5% no ato do anúncio desta parceria.

“O fato de o Google ter escolhido a Ubisoft e escolhido o próximo jogo do Assassin’s Creed é um grande apoio aos esforços tecnológicos da Ubisoft e de sua principal franquia em nossa visão”, disse o analista da Neil Campling da Mirabaud Securities, banco estrangeiro e grupo financeiro.

O anuncio foi feito pela Ubisoft e Google recentemente e é inicialmente apenas um teste para que o Google futuramente possa lançar o serviço com mais eficácia e sem bugs. As vagas de testes são bastante limitadas, porém quem se inscrever e for aceito vai ter acesso por um período não determinado ao Assassin’s Creed Odyssey que já está disponível desde o dia 5 para consoles e PC.

As regras a serem seguidas para realizar a inscrição impossibilitam a maioria dos brasileiros, por ora: é preciso morar nos Estados Unidos, ter no mínimo 17 anos de idade, ter uma internet em casa de no mínimo 25 Mb, ter condições de jogar utilizando controle ou teclado e mouse e serem usuários do Google Chrome. Se você preenche todos os requisitos para ser um usuário de teste, clique aqui.

Assassin’s Creed Origins: lançamento anterior ao “Odyssey”.

Segundo o Google a ideia é fazer com que o serviço funcione da mesma maneira que outros serviços de streaming de filmes e música já funcionam (como a Netflix e o Spotify). Em uma publicação oficial a companhia destaca o quão importante esse tipo de tecnologia vem sendo para a sociedade, facilitando o acesso de obras multimídia, oferecendo uma ampla biblioteca de opções e até mesmo diminuindo downloads ilegais pelo mundo.

[O serviço stream vem] facilitando o acesso de obras multimídia, oferecendo uma ampla biblioteca de opções e até mesmo diminuindo downloads ilegais pelo mundo.

A companhia segue a publicação afirmando estar sendo um grande desafio trabalhar em um serviço de streaming capaz de rodar jogos em tempo real aos consumidores, levando em conta de que em um serviço de filmes, televisão ou música os consumidores não se importam de esperar um tempo, mesmo que curto, para usufruir de algum produto audiovisual, o mesmo não ocorre quando aplicado aos games, onde o tempo de resposta entre os controles e a tela é algo de exímia importância, além do desempenho gráfico, dentre outros.

O Google aparenta ter um grande interesse no mercado de jogos atualmente e está trabalhando firme para se encaixar na indústria. O Project Stream vem para rivalizar com serviços parecidos como a Playstation Now e o Xbox Game Pass. Abaixo, você pode conferir um vídeo publicado no canal oficial do Google no YouTube, mostrando trechos de Assassin’s Creed Odyssey sendo rodado a 1080p e 60fps através da Project Stream. A nova tecnologia do Google também visa ser um sucesso por conta de muitos consumidores não possuírem um computador de última geração, ou seja, pelo fato dos jogos serem rodados via stream, essa característica se torna menos exigente.

Assassin’s Creed Odyssey nos apresenta pela primeira vez a história dos assassinos Alexios e Kassandra na Roma Antiga e está disponível para as plataformas Playstation 4, Xbox One e PC.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.