Por Gustavo Alves à Epic Play —

A AlphaDream, empresa responsável pela série de jogos de RPG “Mario & Luigi”, declarou falência após anos de baixo lucro e altos custos de desenvolvimento.

Fundada em 2000, a empresa contava com antigos funcionários da Square, empresa cuja especialidade eram os RPGs e produziu diversos jogos considerados clássicos do gênero. Inicialmente nomeada como Alpha Star, a AlphaDream tornou-se conhecida em 2003 quando lançou o título Mario & Luigi: Superstar Saga para Game Boy Advance, aclamado pela crítica por seu gameplay divertido e sua narrativa detalhada porém muito bem-humorada.

Batalhas tinham muitos comandos que dependiam da interação entre Mario e Luigi

Desde então, o padrão foi seguido pela empresa, que lançou 4 sequências e dois remakes, todos em portáteis da Nintendo, e aclamados pelos mesmos motivos.

O título para consoles mais recente da empresa foi o remake de Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story, lançado para o Nintendo 3ds em 2019, que contava com o subtítulo “+ Bowser Jr.’s Journey” e tinha um modo extra cuja narrativa se focava em Bowser Jr..

Arte promocional do remake de Bowser’s Inside Story

O jogo foi um dos últimos jogos first-party lançados para o Nintendo 3ds, enquanto outras desenvolvedoras já se focavam mais no Nintendo Switch, que já estava no mercado há mais de um ano. Isso teve impacto direto nas vendas do título, que foi um dos jogos de Mario menos vendidos da história, vendendo aproximadamente 10.000 unidades no Japão em sua primeira semana e caindo do “Top 20” local na semana seguinte.

Para fins de comparação, os outros jogos  da série lançado no portátil (Dream Team, Paper Jam, e Superstar Saga + Bowser’s Minions) venderam aproximadamente 2.500.000, 1.010.000 e 510.000 unidades ao redor do mundo desde seu lançamento. Todos os dados foram fornecidos pelo site VGChartz.

A Nintendo não se pronunciou a respeito do anúncio, apesar de fãs esperançosos esperarem uma possível compra da empresa.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.