Por Jean Felipe em fevereiro de 2019

Atual presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro, impressionou muitos gamers na sua recorrente publicação em redes sociais onde são citadas a construção de um viaduto da PRF, no entroncamento da BRF-316 com a BR-104, além de reforçarem que trarão mais investimentos ao nordeste do país. O caso não está precisamente nas “notícias” em si, mas sim na trilha-sonora usada de fundo.

As publicações enviadas via Facebook, Twitter e Instagram oficiais do presidente do Brasil contém a trilha sonora do jogo Sonic the Hedgehog, lançado para Xbox 360 e PS3. Confira:

– Investimento no Brasil e não em outros países para formarem alianças espúrias a fim de se manterem no poder! Um dos grandes diferenciais de nosso governo. Governar para o Brasileiro e não para o Foro de SP!

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Monday, February 25, 2019

Essa é uma versão instrumental da música tema criada para o jogo da franquia Sonic, cantada pelos integrantes da banda Zebrahead, Ali Tabatabaee e Matty Lewis, vocalistas da mesma. O jogo para Playstation 3 e Xbox 360 fazem parte de uma leva de vendas de jogos para a franquia que contabilizam mais de 800 milhões de unidades vendidas mundialmente, então, foi facilmente reconhecida por muitos.

Tanto a música original quanto a instrumental fazem parte do jogo e tanto a SEGA quanto a banda Zebrahead não se pronunciaram quanto às publicações, até o momento desta notícia. Se foi proposital ou não, fica a dúvida inevitável: Alguém lá é fã de Sonic?

Atualização:

O twitter oficial de Sonic the Hedgehog publicou sobre o acontecido. De forma cômica, tanto pela conta oficial quanto representantes da SEGA parecem estar um tanto impressionados em comentários, seguindo da descrição traduzida: “Hoje em: ‘Lugares que nós não esperávamos ouvir a trilha sonora de Sonic 2006′”.

Aaron Webber, porta-voz da franquia, reafirma sobre para seguidores de outros países: “Sim, esse é um tweet real pelo presidente do Brasil e, sim, esse é realmente o tema do chefe final de Sonic 2006”.

Sobre o uso e direitos autorais

A SEGA, dona do personagem, costuma liberar indiretamente Sonic e toda a obra intelectual de sua franquia (incluindo as músicas) para o uso dos fãs, sem ter se posicionado negativamente até então, quando o uso não se tem “fins lucrativos” para o mesmo.

A própria empresa ainda divulgou em redes sociais e já respondeu fãs por e-mails que não pretende dar “permissões diretas” a alguém, mas deixa que fãs usem de suas obras relacionadas ao personagem sem quaisquer complicações.

Segue a música original cantada:

E uma outra versão, tocada integralmente pela banda Zebrahead. O vídeo, feito por um fã, contém mais de 11 milhões de visualizações.

Written by
Jean Felipe é diretor-geral e fundador da Epic Play. Você pode acompanhar mais sobre o seu trabalho de perto no YouTube ou pode realizar doações para o desenvolvimento de projetos.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.