Por Victor Miller em janeiro de 2019

O Super Nintendo está no “coração” de muitos retrogamers. Sua biblioteca conta com 784 jogos licenciados,  além de ser o console mais bem sucedido comercialmente da geração 16-bits.

Pensando nisso, selecionamos hoje os vinte jogos mais icônicos do console. Não necessariamente os melhores ou os favoritos da redação da EpicPlay, mas aqueles que, por algum motivo, marcaram a geração.

20 –  Tales of Phantasia

Apesar de não ter sido lançado fora do Japão, o Tales of Phantasia foi o primeiro game da série “Tales of” e se destaca entre os JRPGs pelo excelente ritmo, sistema de batalha inovador em side-scrolling e personagens carismáticos.

O cartucho utiliza um chip de 48 megabits, algo bem impressionante para o console, para “darem conta” de colocar todas as vozes digitalizadas e o game ainda consegue a “proeza” de incluir uma música cantada dentro do Super Nintendo.

19 – Mighty Morphin Power Rangers: The Movie

Baseado no longa metragem de 1995, este game utiliza a fórmula dos beat´em´ups e plataforma. Apesar de não apresentar nenhuma novidade perante o gênero, ele é bastante competente, com bons visuais, trilha sonora marcante e boas lutas contra os chefes. Quem curte o gênero, merece conferi-lo.

18 – Super Castlevania IV

Sendo uma releitura do primeiro Castlevania, o jogo se passa em 1691 e o protagonista é o Simon Belmont que deve invadir o castelo do Drácula. Lançado no início da vida do SNES, ele veio para mostrar as capacidades que um console da “nova geração” poderia fazer, abusando de efeitos de transparência, zoom, mode 7, além da jogabilidade ser consideravelmente mais fluida quando comparado aos antecessores. É verdade que, para os padrões de hoje, ele pode ser um pouco datado, mas fez história no SNES.

17 – Magical Quest Starring Mickey Mouse

O primeiro game da série Magical Quest, o “Starring Mickey Mouse” é um jogo relativamente curto, porém muito divertido e variado por utilizar o sistema de troca de roupas a cada fase que dão novos poderes ao Mickey. Há a roupa do mago, do bombeiro, do bardo etc.

16 – Demon´s Crest

Misturando ação, plataforma e elementos de RPG, o Demon´s Crest tem vários finais e acabou se tornando um clássico cult do console por ser um pouco mais complexo que os outros games da lista. Foi desenvolvido pela Capcom e faz parte da série “Gargoyle”. Sendo bom em todos os pontos, este é mais um game icônico do console.

15 – Super Mario RPG

Sendo o predecessor espiritual de Paper Mario, o Super Mario RPG é o último game do mascote para o Super Nintendo e foi desenvolvido pela Squaresoft. Bem diferente dos games tradicionais, ele conta com o Bowser e a Peach ajudando Mario, além de ter gráficos isométricos muito bonitos para os padrões da época e ter um nível de dificuldade atraente para as crianças, mas sem subestimar as capacidades delas.

14 – Top Gear

Top Gear é um jogo de corrida que, mesmo tendo uma relativa popularidade ao redor do mundo, o país onde ele ficou mais conhecido foi o Brasil. A informação veio do compositor Tommy Tallarico, que se disse surpreso pela grande quantidade pedidos para tocar as músicas do game na Videogames Live, além de que qualquer lista internacional semelhante a esta geralmente não conta com um game da série. No entanto, Top Gear é sim um ótimo jogo de corrida, e merece um espaço nessa lista.

13 – Teenage Mutant Ninja Turtles 4: Turtles In Time

Falando em adaptações, o TMNT 4: Turtles in Time é um jogo de beat´em up desenvolvido pela Konami originalmente para Arcades e depois convertido para o Super Nintendo com fases inéditas e novos modos de gameplay.

Utilizando a tradicional fórmula do gênero que estava em alta na época, o game é bom em tudo, mesmo se tornando um pouco repetitivo a médio prazo, algo comum em jogos do gênero.

12 – Aladdin

Jogos baseados em filmes sempre são ruins, certo? Errado! Aladdin para o Super Nintendo é um game desenvolvido pela Capcom que, apesar de ter um level design bastante simplório, é bastante competente e combina todas as qualidades para a excelência de um título: ótimos gráficos, animação, música e jogabilidade fluida. Curiosamente, o game foi desenvolvido pelo Shinji Mikami, o mesmo que futuramente ficaria famoso por Resident Evil e The Evil Within.

11 – Star Fox

Este ficou conhecido por ser um dos poucos jogos do Super Nintendo a utilizar o chip “SuperFX”, que colocava gráficos poligonais rudimentares no console que, originalmente, era para jogos exclusivos em 2D.

Além disso, ele é um bom jogo tradicional de nave onde você deve derrotar inimigos, desviar de obstáculos e chegar ao final, além de ser o primeiro de uma série que se estende até hoje.

10 – Mega Man X

Sendo uma “repaginada” na série Mega Man, especula-se que a edição “X” veio para acompanhar o crescimento das crianças que iniciaram as aventuras nos jogos do Mega Man Clássico.A princípio, ele utiliza a fórmula de plataforma igual, com tiros carregados, derrotando um chefe você ganhará uma arma que é forte contra outro chefe etc.

No entanto, ele se diferencia pela ambientação, história e trilha sonora, que aposta em um estilo mais radical e menos “fofinho”. Para muitos, a saga de Mega Man X é a melhor encarnação de Mega Man e, por ter iniciado sua “estrada” no Super Nintendo, este é mais um game icônico do console. Para saber mais sobre a história e cronologia do Mega, veja nossa matéria.

9 – Earthbound

Conhecido no Japão como “Mother 2”, este foi o primeiro game da série a chegar ao ocidente. Apesar de utilizar a fórmula bem tradicional dos jogos de RPGs da época, ele se diferencia por se passar na atualidade, com direito a personagens utilizando estilingues e yo-yos como armas.

Mesmo não conquistando o sucesso comercial esperado na época de seu lançamento, a longo prazo conquistou status de “clássico cult” e influenciou vários jogos famosos, incluindo o indie Undertale, de Toby Fox.

8 – Super Metroid

Sendo o primeiro a usar um cartucho de 24 megabits, o Super Metroid se destaca entre os jogos da época por utilizar gráficos e sons em ótima qualidade, com direito a uma introdução dublada.

Valorizado por sua atmosfera sombria e ótimo ritmo que varia entre enigmas, batalhas e exploração, ele tem um dos melhores finais da série e é dito por muitos como o melhor game da série Metroid.

7 – Super Mario Kart

O spin-off mais famoso da série Mario também “nasceu” no Super Nintendo. Na época, ele inovou perante os jogos de corrida comuns por dar a possibilidade de jogar itens nos adversários e ser o primeiro game de “kart” baseado em uma franquia famosa.

Bastante influente, ele não é só o primeiro jogo de uma sub-série, mas foi o responsável por introduzir a fórmula seguida por diversas outras empresas.

6 – The Legend of Zelda: A Link to The Past

Assim como Final Fantasy VI rivaliza com o jogo seguinte como o “melhor Final Fantasy”, o “A Link to The Past” também disputa título de melhor Zelda com o “Ocarina of Time”.

Aclamado pelo excelente ritmo, jogabilidade fluida, enigmas lógicos, visuais bonitos e uma trilha sonora marcante, The Legend of Zelda: A Link to the Past é, frequentemente, listado como um dos melhores jogos de todos os tempos.

5 – Secret of Mana

Outro clássico da Squaresoft, o Secret of Mana é um RPG de ação que popularizou a série “Mana”, iniciada com o nome adaptado no ocidente de “Final Fantasy Adventure” para o GameBoy Clássico.

Com três personagens jogáveis, sistemas de magias bem variados, boa trilha sonora e uma história que, apesar de clichê, é envolvente, este é mais um game icônico do SNES.

4 – Donkey Kong Country

Utilizando a tradicional fórmula do sucesso dos jogos de plataforma corre-e-pula, Donkey Kong Country se diferencia dos outros de sua época por utilizar gráficos em 3D pré-renderizados graças a uma tecnologia chamada Silicon Graphics, contornando as limitações do Super Nintendo e proporcionando um efeito visual impressionante para os padrões da época. A trilogia é excelente, mas escolhemos o primeiro por introduzir a tecnologia no console.

3 – Final Fantasy VI

Chegando ao ocidente sob o nome de Final Fantasy III, já que foi o terceiro capítulo traduzido para o inglês, este é um outro RPG que é, frequentemente, listado como um dos melhores JRPGs de todos os tempos e conquistando o título de “melhor Final Fantasy” por muitos fãs da série.

Com história dramática, riqueza em quantidade e profundidade dos personagens, trilha sonora que simula orquestração no bom e velho Super Nintendo e um dos vilões mais icônicos dos games, este é, sem dúvidas, um dos jogos mais icônicos do SNES.

2 – Chrono Trigger

Considerado por muitos um dos melhores JRPGs de todos os tempos, o Chrono Trigger veio da união entre os desenvolvedores de Final Fantasy com Dragon Quest, além de contar com o estreante Yasunori Mitsuda na trilha sonora. Inovador, diferente, criativo e bom em todos os pontos, este é um dos poucos games considerados “nota 10” em praticamente tudo. Obrigatório aos amantes de JRPG e para todos aqueles que querem conhecer o gênero.

1 – Super Mario World

Universalmente bem recebido, Super Mario World é um dos jogos mais influentes da história e conquistou a impressionante marca de quase 21 milhões de cópias vendidas, tornando-se o jogo mais bem sucedido comercialmente do Super Nintendo. Com bons gráficos, jogabilidade intuitiva, alto fator replay, diversas fases secretas e a primeira participação do Yoshi, este é um game que vale a conferida.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.