Por Gustavo Alves à Epic Play —

Em comemoração aos 30 anos da franquia Mother (que contém os RPGS Earthbound Begginings, Earthbound e Mother 3),  a revista japonesa Famitsu fez uma parceria com a empresa Hobonichi para realizar uma pesquisa com os fãs da série.

A pesquisa contém várias perguntas, uma das quais  pergunta aos fãs sobre o que eles querem no futuro da franquia. As respostas serão vistas pelos desenvolvedores originais da série.

A Hobonichi, apesar de ser uma empresa que produz objetos do dia-a-dia, foi fundada por Shigesato Itoi, o criador de Mother, e continua sendo liderada pelo mesmo. O próprio Satoru Iwata trabalhava como gerente de TI da empresa enquanto também era presidente da Nintendo.

Shigesato Itoi já havia afirmado que fez tudo que queria com a franquia Mother, mas essa pesquisa parece indicar que ele está disposto a voltar a se involver em seus jogos, mesmo que seja em um remake ou relançamento.

Vale lembrar que recentemente foi mostrado um conceito rejeitado de um remake de Earthbound para Gamecube, com um estilo artístico único que era parecido com as artes oficiais da série, e remetia a jogos como Yoshi’s Woolly World e Kirby and the Rainbow Curse.

Conceito foi rejeitado na época, mas chamou a atenção de fãs no presente

Mother e seus fãs

 

O envolvimento dos fãs sempre foi muito importante na história de Mother. O primeiro jogo lançado no ocidente, Earthbound, vendeu muito pouco graças à uma campanha de marketing mal-sucedida, cópias muito caras do jogo, e outros fatores. Porém, a fanbase sempre foi dedicada e foi crescendo no decorrer dos anos.

Alguns dos eventos que aumentaram a popularidade da franquia foram a aparição de Ness em Super Smash Bros., e o lançamento de inúmeros jogos populares (especialmente no cenário independente) baseados na série, incluindo LISA e Undertale.

Mesmo sem lançar no ocidente, Mother 3 teve forte influência por aqui

Cópias legítimas de Earthbound eram quase inacessíveis até 2013, quando o RPG foi relançado no Virtual Console do Wii U, onde foi um sucesso de vendas. Desde então, o jogo foi lançado no Virtual Console do New Nintendo 3ds; e sua prequel, Earthbound Begginings, foi lançada pela primeira vez no ocidente, também no Virtual Console do Wii U. É difícil acreditar que tudo isso teria acontecido se não fosse pela fanbase dedicada do jogo, já que inicialmente a série teve um péssimo começo no ocidente e não haveria motivo para “revivê-la”.

Um desejo antigo dos fãs é a localização de Mother 3 para o ocidente, já que o título nunca saiu do Japão e os fãs precisam recorrer à traduções não-oficiais para experienciar o jogo. Apesar do movimento a favor de uma tradução oficial já ser bastante reconhecido pela própria Nintendo, é possível que esse não seja o feedback principal da pesquisa, por um simples motivo: ela é exclusiva do Japão, que já tem sua própria versão de Mother 3.

“Come on, Reggie! Give us Mother 3!”

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.