Por Victor Miller à Epic Play —

Em uma conversa com o canal Game Informer no dia 1 de junho, o diretor do lendário RPG Chrono Trigger, Takashi Tokita, expressou o desejo de fazer um remake do título – “Particularmente, se surgisse a oportunidade, eu amaria ver uma versão em alta definição de Chrono Trigger. Quem sabe um filme ou algo do tipo?” – disse.

Segundo ele, Chrono Trigger é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos graças ao “time dos sonhos”, que misturou os principais talentos de Final Fantasy e Dragon Quest, as duas séries de RPG mais populares da época. Ele também comenta que o título passou a receber total atenção dos funcionários da Squaresoft ao finalizarem o Final Fantasy VI, também considerado por muitos um dos melhores RPGs de todos os tempos.

“Em determinados momentos havia mais de cem pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Parecia um festival, foi divertido. E a parte mais empolgante foi como todos conseguiram fazer coisas que nunca tínhamos feito com um game”. 

Justamente por isso, ele explica que uma continuação do título seria complicada, uma vez que superá-lo seria praticamente impossível – “Este foi um sonho de Final Fantasy com Dragon Quest; criar ou exceder o  jogo original é algo muito difícil”. 

Imagem da capa – Cenário de Chrono Trigger recriado em 3D por fã:

Time dos sonhos = a um jogo dos sonhos

Chrono Trigger é, facilmente, um dos melhores jogos de todos os tempos. Mesmo aqueles que são pouco ligados ao universo dos RPGs japoneses com batalhas em turnos reconhecem a grandiosidade do título, sendo um dos únicos (talvez o único) de toda a história a merecer nota “10” em absolutamente todos os pontos.

Os gráficos são nota 10 (evidentemente considerando o poder do Super Nintendo), com belíssimos efeitos das magias e cenários bem construídos; a trilha sonora também merece 10, extraindo de forma genial o chip do Super Nintendo e ainda introduzindo gêneros pouco explorado nos games como o Jazz.

A jogabilidade também é nota 10, inovando ao não ter uma transição de tela para as batalhas, além de contar com magias duplas e triplas em uma combinação impressionante de personagens; a história, o desenvolvimento, o ritmo, o roteiro, o nível de dificuldade, vilões, inovação, ou seja, todos os pontos estão na medida certa.

Some tanto perfeccionismo técnico ao carisma dos personagens com traços típicos do Akira Toriyama, o lendário mangaká da série Dragon Ball, e o resultado é um dos jogos mais “luxuosos” da história. Um ambicioso projeto que cumpriu com genialidade tudo que se propôs, e colocou seu nome definitivamente na história dos videogames.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.