Por Gustavo Alves à Epic Play —

A franquia Kirby recentemente completou 25 anos, começando no Gameboy e tendo Kirby Star Allies como seu título mais recente, lançado em 2018 no Nintendo Switch .

Em comemoração a isso, Shinya Kumazaki,  diretor dos jogos da bolinha rosa desde 2008, fez um post no blog da HAL Laboratory, onde ele comenta sobre os 25 anos da franquia e as futuras metas da empresa em relação à franquia. Nele, Shinya comenta o quanto que a marca se expandiu, e como a empresa tenta se adaptar a isso:

Assim como todos na equipe de desenvolvimento, aqueles que criam e planejam esses elementos (de jogos, merchandising e eventos de Kirby) para a HAL Laboratory tem firmeza em expandir os horizontes  da marca Kirby em novas e surpreendentes maneiras.

Embora essa expansão possa ser vista no mundo todo, ela é grande especialmente no Japão, onde Kirby ganha muitos produtos, lojas temáticas, e eventos ao vivo.

Kirby Café, em Tokyo

Shinya também comenta o motivo por trás desse esforço, explicando como a HAL busca sempre garantir a satisfação dos consumidores por meio de excessos:

Essas são as coisas que  devemos continuar tentando fazer como uma empresa… senão nos acomodamos demais. Quando criamos novos produtos, nós devemos sempre pensar: ‘se tentarmos tanto ao ponto de estarmos basicamente exagerando, nossos fãs estão fadados a ficarem felizes’. Essa é uma ética que continuamos a seguir até mesmo agora.

Essa tática parece dar certo, pois fãs mais dedicados de Kirby percebem como, apesar de todos os jogos serem acessíveis a todos os públicos, eles também recompensam imensamente os fãs de longa data da franquia com homenagens, referências, e até mesmo uma narrativa maior que vai se expandindo mais a cada jogo e passa batido para jogadores menos experientes e dedicados.

Kirby Star Allies (2018)

Kirby Star Allies é um grande exemplo dessa prática, especialmente por causa de sua narrativa oculta juntar elementos de vários jogos, e também por causa das DLCs, que trouxeram uma nova história e inúmeros personagens jogáveis na forma de Dream Friends que são faces icônicas de toda a história da franquia, dando a cada um deles uma campanha única. Vale ressaltar que todas as DLCs do jogo foram gratuítas.

Kirby e todos os Dream Friends de Kirby Star Allies

Quanto ao futuro da série, Shinya diz algo que certamente agradará os fãs: enquanto houverem fãs de Kirby, jogos continuarão a ser feitos.

A cada dia, a equipe também cresce e olha para o futuro. Continuaremos enquanto houver ao menos uma pessoa gostando de nossos jogos. Enquanto houverem fãs esperando para jogar um novo jogo da série, acredito que continuaremos a crescer junto com o personagem e encarar de frente esses novos desafios divertidos e mais sérios.

A notícia pode servir de alívio para muitos, já que, embora a fanbase de Kirby ao redor do mundo seja expressiva e dedicada, ainda é consideravelmente menor que a de várias franquias da Nintendo, como Super Mario, The Legend of Zelda e Pokémon.

Kirby recebeu prêmio de Melhor Personagem da Famitsu Awards de 2018. Shinya Kumazaki (direita) recebe o prêmio, junto com Masahiro Sakurai (meio), criador do personagem.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.