Por Otávio Augusto à Epic Play —

É um dia triste para os fãs de animação. O estúdio Kyoto Animation (KyoAni), localizado na cidade de Kyoto, foi alvo de um incêndio criminoso nesta quinta-feria (18). De acordo com relatos de bombeiros, 33 pessoas morreram (20 mulheres, 12 homens e 1 não identificado), mais de 35 pessoas feridas, incluindo 10 gravemente feridas. Os trabalhos da equipe de resgate foram encerradas.

O ato criminoso foi executado por um homem de 41 anos, cujas motivações são ainda desconhecidas. O mesmo espalhou gasolina por todo o prédio e o ateou em fogo por volta das 10h30 no horário local (22h30 no horário de Brasília), sua última palavra antes de cometer o ato foi “morram”. O autor do ataque ficou ferido por conta das chamas e está no momento sobre custódia em um hospital.

Uma das pessoas cujo paradeiro ainda é desconhecido é o diretor do popular anime Maid Dragon, Yasuhiro Takemoto. Naoko Yamada (Koe no Katachi, Liz to Aoi Tori, K-On),  Tatsuya Ishihara (Clannad, Hibike Euphonium) e Taichi Ishidate (Kyoukai no Kanata) foram confirmados estarem seguros e bem.

O incêndio provou uma comoção e apoio de todos das indústrias de animações Japonesas. O ramo de animação é um dos aspectos culturais mais reconhecidos do Japão pelo mundo todo.

Yuichi Maeda, comentador de filmes disse que o estúdio tinha um impacto gigante em toda a indústria.

É uma das melhores e maiores firmas de animação no Japão, e com essa perda de vida, muitas das melhores de animação na nação provavelmente estão mortas.

Impacto Marcante para os Animes

A Kyoto Animation, também conhecida como KyoAni, foi fundada em 1981 pelos produtores Yoko e Hideaki Hatta. A empresa é conhecida por várias obras como K-On, Violet Evergarden e Maid Dragon. O estúdio também é bem conhecido entre os entusiastas do gênero por seu estilo artístico único, que foi usado diversas vezes em várias de suas obras.

Violet Evergarden é uma das obras mais reconhecidas do estúdio KyoAni.

Outra obra que provocou um impacto e marcou o coração de vários fãs foi o filme A Silent Voice, lançado em 2016. O filme é sobre uma garota surda e um garoto que no passado já praticou bullying com a mesma e como o mesmo começa a compreender seu lado e um romance começa a se formar entre eles. O filme recebeu elogios de críticos de todo o mundo, por o filme não ter medo de cobrir temas sérios com respeito, incluindo a depressão entre os adolescentes. O longa metragem acabou ficando no décimo lugar de como o filme Japonês mais lucrativo do ano.

Silent Voice é um dos filmes mais reconhecidos do estúdio KyoAni por sua narrativa emocionante e séria.

Ajuda vindo de todos os lugares

A Sentai Filmworks, distribuidora das produções da KyoAni no ocidente, decidiu tomar ação para ajudar a empresa a se recompor e também prestar todo tipo de ajuda possível às vítimas. Uma campanha no Gofundme foi feita, que já conta com uma doação de $596.067 de 22.073 pessoas do mundo todo. Você pode doar clicando aqui.

Apesar da situação estar se desenvolvendo, é claro que nossos amigos em Kyoto Animation (KyoAni) sofreram grandemente. Em adição a perda de vida, muitas vidas serão mudadas para sempre. Que nem todos vocês, nós queremos tomar ação pra ajudar de qualquer maneira que pudermos. Esse é o propósito dessa ação no Gofundme.

Nós conhecemos a KyoAni através de seus vários trabalhos que nos inspiraram, influenciaram e divertiram por tantos anos. Eles são verdadeiros mestres da arte e um dos tesouros nacionais do Japão.

O primeiro ministro do Japão, Shinzō Abe, também se pronunciou quanto ao ocorrido.

Hoje ocorreu um incêndio criminoso em Kyoto, onde houve um grande número de casualidades, e fico sem palavras ao ver tanta miséria. Eu rezo pela felicidade dos que faleceram. Eu gostaria de expressar minhas simpatias pelas pessoas feridas e rezo por uma recuperação rápida.

A Epic Play manterá todo mundo atualizado quanto a qualquer tipo de informação nova que for aparecendo.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.