Por Jean Felipe à Epic Play —

Em anos não se via tanto barulho no mundo todo por causa de um lançamento para PCs, de um título que já estava disponível em plataformas diferentes há mais de 1 ano e 4 meses. Pode até ser impressionante, mas ao mesmo tempo pode não ser também, se levarmos em conta que de uns anos pra cá, a série GTA adquiriu um público tão amplo que acabou se tornando uma das, se não A franquia de jogos mais poderosa no mundo, na atualidade. É o que dizem os números das vendas de GTA V e que batem de frente com tantos políticos e figuras públicas que foram contra a publicação desta série na última década.

Mas, jogadores de PC já estão fazendo o download do jogo, e com isso, vamos deixar aqui informações valiosas que não podem deixar de serem vistas se você pretende ser um novo habitante de Los Santos.

Trailer a 60 fps com qualidade 4k (em português)

Usamos aqui os players do site da Rockstar Games, pois o YouTube infelizmente faz perder a qualidade de imagem para estes vídeos.

Vale observar que no PS4 e no Xbox One, o jogo roda em 1080p e 30 fps. Mas, fica claro que para sentirmos a grandeza do jogo a 4k ou 1080p e maior fluidez, será necessário um computador muito bem preparado (potencialmente falando = $, mais informações abaixo). O vídeo exibe Trevor, Michael e Franklin por Los Santos.

Será que a diferença é tão gritante como dizem por aí, afinal de contas? A Rockstar descreve Grand Theft Auto V no PC como “a versão mais graficamente e tecnologicamente avançada”. Comparando-se aos trailers de lançamento da versão para PS4 e Xbox One, e até mesmo para alguns mais atenciosos, é difícil entender qual é o grande alarde sobre os gráficos. Veja o trailer dos consoles mais abaixo.

Afinal, devemos lembrar que estamos falando da indústria dos games e trailers são trailers. Não dá para se confiar 100% neles. Ao divulgarem a versão para PS4, Xbox One e PC juntos, eram vistas rodovias com aparentemente quilômetros de trânsito. Não se vê isso apresentado exatamente desta forma na versão dos consoles. Toda empresa pode se fazer de “boazinha”, mas na hora de “vender o pão”, são poucas que mostram a total realidade. Os trailers das versões para a nova geração parecem ter uma “pitada” de melhorias.

Deixando de lado essa dura realidade sobre os trailers, a questão é que a resolução 4k realmente trás boas diferenças, pois as texturas ou contornos podem ser muito mais bem detalhados, além de que isso fica uma beleza, ao vivo e a 60 frames por segundo, como muitos já estão afirmando. E as diferenças na versão para PC vão além, com um editor de vídeos exclusivo e, claro, a capacidade de instalar modificações no jogo feito por pessoas do mundo todo.

As primeiras impressões

Para afirmar as novidades do 4k, quem testou diz no PC se eleva a qualidade gráfica e técnica, como sendo uma edição “definitiva”, tendo melhorias imediatamente perceptíveis. Mesmo assim, as diferenças visuais entre GTA V no PC e GTA V em consoles da geração atual são notavelmente menos marcantes do que diferenças entre a versão da geração atual de GTA V e as versões originais para PS3 e Xbox 360. Entre as melhorias visuais, está: Maior nitidez em todo o jogo, tanto de perto quanto de longe; Poder alcançar uma taxa de quadros maior do que 30; Distância de renderização dobrada em relação ao PS4 e Xbox One; O mesmo “jogo de iluminação” nas localidades continua, mas, graças a diversos efeitos que se combinam para compô-la, teve melhor qualidade e resolução no PC. Lembrando que a iluminação em si não foi alterada desde a versão original, de acordo com os diretores do jogo.

A Rockstar garante que é possível rodar o game a 1080p com um computador mediano, e que o jogo é otimizado para ficar bonito e ter um bom desempenho até em computadores mais antigos. A empresa também preparou uma grande variedade de opções para os jogadores personalizarem a qualquer momento o desempenho ou a fidelidade visual. Uma das opções, por exemplo, nos permite determinar o quão movimentadas e ocupadas serão as ruas e calçadas do game, daí vindo a questão do tráfego apresentado nos trailers. Há uma lista de 25 parâmetros que você pode editar rapidamente para deixar o game mais leve ou mais bonito. A equipe da Rockstar North adiciona: “não estamos aqui vendendo computadores — queremos que todos possam curtir os jogos que fazemos”.

“Implementar isso leva muito, muito tempo. — Nós nos preparamos para as versões de PS4, Xbox One e PC, então pudemos reconstruir o mapa em alta fidelidade para cada uma dessas plataformas,” explica a equipe. Todas as cenas do jogo são trabalhadas em escalas, onde alguns aspectos do jogo mudam, ajustando a qualidade gráfica, dependendo da situação. Isso já estava presente desde a versão original, mas para PCs, a resolução 4K mostra cada poro na textura dos personagens. Então, a Rockstar teve que dar dois passos para trás e reajustar todos os parâmetros para que eles se tornassem mais flexíveis nesta versão, garantindo melhor performance.

O game tem suporte para duas ou três telas, além de opção para monitores 3D. A equipe do jogo disse ter ciência de que monitores múltiplos e 3D são coisas que os jogadores de PC mais exigentes gostam muito, então implementaram tudo isso e acabou sendo bastante satisfatório o resultado, para a mesma.

Apesar de todos estarem obviamente ansiosos para jogar o GTA V no PC há um bom tempo, essa demora toda foi essencial para que a Rockstar se “concentrasse nas vantagens específicas de uma versão para computador com a atenção necessária”.

Os controles parecem funcionar excepcionalmente bem, de acordo com a IGN. Os controles no mouse e teclado são ótimos para em jogos de tiro em primeira pessoa, mas GTA V não é um FPS. Mesmo assim, os controles funcionam muito bem aqui, formando uma fusão entre o escopo imenso e ilimitado de Grand Theft Auto com o caos intimista de jogos como Far Cry.

Rockstar Editor, “mods” e multiplayer online grátis

Quem joga GTA V online no PlayStation 4 e no Xbox One/360, precisa ser assinante dos serviços PlayStation Plus ou Live Gold. Nos consoles, só a versão para PS3 é gratuita. No PC, você vai jogar o modo GTA Online completo, atualizado com todo o conteúdo já lançado para os consoles (inclusive os ótimos Heists online) e sem precisar pagar nada a mais por isso.

Exclusivo para os computadores, o editor de vídeo de Grand Theft Auto V “Rockstar Editor” permitirá que qualquer jogador capture, edite e compartilhe seus próprios filmes e histórias. E os jogadores poderão produzir vídeos incríveis com o editor através do novíssimo Director Mode, com uma imensa de conteúdo que permite elaborar cenas controlando personagens e animais, ajustar o clima e o período do dia e adicionar gatilhos de ação como gestos e frases de diálogo. Os jogadores vão poder se transportar por diversas regiões do mapa e ativar trapaças nesse modo. A Rockstar confirmou que animais, pedestres especiais e mais serão destravados para uso no Director Mode conforme se avança pela campanha solo.

Outra exclusividade do PC é o suporte para modificações. Esses chamados de “mods” são responsáveis por prolongar a vida útil de jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim ou o GTA IV, por exemplo – onde a comunidade já fez coisas incríveis, desde incluir “skins” de personagens da cultura pop como o Homem de Ferro ou o Goku, até substituir veículos por dragões… Ou simplesmente deixaram o jogo com um visual cada vez mais realista, conforme vão surgindo novas tecnologias.
Imagine o que os “modders” já terão feito em Los Santos daqui há 2 anos.

Requisitos mínimos

Para rodar o game em 1080p e a 60 quadros por segundo é preciso de uma placa de vídeo GeForce GTX 660 de 2 GB ou uma Radeon HD 7870 de 2 GB em seu computador. Já para os quiserem conferi-lo a 4K e 30 fps devem ter uma HD 7870 ou uma GeForce GTX 760 (ambas de 2 GB), enquanto a configuração 4K e 60 fps vai exigir “uma configuração SLI ou Crossfire de ponta”.

“Uma das lições que aprendemos ao longo dos anos com Grand Theft Auto IV e Max Payne 3 foi que as pessoas querem liberdade para configurar um sistema que se adapte às suas preferências. Nosso foco com Grand Theft Auto V foi garantir que o maior número possível de pessoas pudesse rodar o game de maneira confortável”, explica Kevin Hoare, presidente da Rockstar Toronto.

A equipe de desenvolvimento original e a equipe do “porte” para PC estiveram bastante próximos, durante todo esse tempo.

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1, Windows Vista 64 bits Service Pack 2 (placa de video da NVIDIA recomendada para uso com o Vista)
  • Processador: Core 2 Quad CPU Q6600 de 2.40 GHz ou Phenom 9850 Quad-Core de 2.5 GHz
  • Memória: 4 GB de memória RAM
  • Placa de vídeo: GeForce 9800 GT 1 GB ou Radeon HD 4870 de 1 GB
  • Espaço em disco: 65 GB
  • Som: 100% compatível com DirectX 10

Requisitos recomendados

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1
  • Processador: Core i5 3470 de 3.2 GHz ou X8 FX-8350 de 4 GHz
  • Memória: 8 GB de memória RAM
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 660 de 2 GB ou Radeon HD 7870 de 2 GB
  • Espaço em disco: 65 GB
  • Som: 100% compatível com DirectX 10

Grand Theft Auto V já está disponível para Xbox One, Xbox 360, PlayStation 4 e PlayStation 3. Para PC, a partir de 14 de abril. Já está confirmado que todas as futuras expansões e DLCs serão lançadas simultaneamente às versões para consoles e PCs.

Written by
Jean Felipe é diretor-geral e fundador da Epic Play. Você pode acompanhar mais sobre o seu trabalho no YouTube ou pode realizar doações para o desenvolvimento de projetos.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.