Com aproximadamente 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Super Nintendo teve um grande sucesso e conseguiu dar continuidade aos grandes jogos do NES. A Nintendo não conseguiu igualar as vendas de seu antecessor devido ao fato do mercado de consoles estar mais concorrido, principalmente com a presença do Mega Drive (Genesis) no ocidente. Seu acervo de bons jogos é enorme e não é difícil encontrarmos críticos que citam este console como o melhor de todos os tempos. Abaixo veremos uma lista comentada dos jogos mais vendidos do videogame. Quais deles você já jogou? Qual o seu preferido?
10º) Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble (3,51 milhões)
Lançado em 1996, é um jogo do gênero plataforma, sendo desenvolvido pela Rareware e publicado pela Nintendo.
O terceiro episódio da trilogia Country possui uma qualidade digna da franquia. Mesmo sendo lançado após a chegada do Nintendo 64 ao mercado, conseguiu ser um sucesso de vendas e crítica. Introduziu o personagem Kiddy, não tão popular quanto os demais integrantes da família, assim como retornou com a nossa querida Dixie. O jogo deu bastante relevância às inúmeras passagens secretas que nos fazem chegar aos populares 105%. Um destaque foi a inclusão de determinados elementos de RPG presentes durante a aventura, como os upgrades que damos em nossos veículos.
9º) Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (4,10 milhões)
Lançado em 1993, é um jogo de luta, sendo desenvolvido e publicado pela Capcom.A Capcom atendeu aos pedidos dos fãs da franquia e fez uma versão de seu clássico título de luta com a possibilidade de se jogar com os quatro chefes (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), aumentar a velocidade do jogo e equilibrar as forças dos personagens. Um dos maiores clássicos das locadoras de videogames dos anos 90, sendo uma conversão incrível de um dos melhores arcades de todos os tempos.
8º) Super Mario World 2: Yoshi’s Island (4,12 milhões)
Lançado em 1995, no Japão recebeu o nome de Super Mario: Yoshi Island. É um jogo de plataforma, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo.
A popularidade de Yoshi estava tão grande após Super Mario World que não era ser necessário ser um gênio para imaginar que ele iria receber uma franquia própria. Yoshi’s Island conseguiu trazer muita qualidade e originalidade para a aventura, sendo que muitos consideram este o melhor título de sua série até os dias de hoje. Como destaque, citamos lindos gráficos (no estilo giz de cera) e a possibilidade de fazer o protagonista transformar-se em em vários veículos. Um ótimo jogo que merece ser jogado hoje, tanto quanto no dia em que foi lançado.
7º) The Legend of Zelda: A Link to the Past (4,61 milhões)
Lançado em 1991, chegou a ser lançado no Brasil com o nome A Lenda de Zelda: Um Elo com o Passado. É um RPG de ação, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo.
Após algumas reclamações envolvendo as inovadoras mecânicas do Zelda II de NES, a Nintendo optou por fazer uma aventura com características mais próximas do primeiro jogo. Aprofundando a narrativa da franquia e trazendo a mecânica de Dark World e Light World, A Link to the Past aparece regularmente, e bem posicionado, em tops de melhores jogos de todos os tempos. Uma aventura incrivelmente divertida que consegue nos prender por horas sem ser cansativa. Um título obrigatório a todos.
6º) Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (5,15 milhões)
Lançado em 1995, é um jogo de plataforma, sendo desenvolvido pela Rareware e publicado pela Nintendo.A Rareware conseguiu pegar o que era ótimo e deixar ainda melhor. O jogo é fantástico do início ao fim, com gráficos incríveis, trilha sonora impecável e dificuldade na medida. A troca do personagem Donkey pela macaca Dixie deixou o jogo muito mais rápido e divertido. Com mais segredos e fases em relação ao seu antecessor, aqui podemos nos transformar em outras criaturas. Certamente, em minha opinião, é o melhor jogo de plataforma do Super Nintendo.
5º) Street Fighter II: The World Warrior (6,30 milhões)
Lançado em 1992, é um jogo do gênero luta, sendo desenvolvido e publicado pela Capcom.
O maior jogo de luta dos arcades de todos os tempos chegou primeiro ao Super Nintendo na “guerra de consoles” da geração 16 bits e, para muitos, isso foi um fator decisivo para alavancar as vendas de seu console, que sofria com o imenso sucesso que o Mega Drive fazia nos Estados Unidos. Street Fighter II foi o primeiro título de SNES a possuir 16 Mbit de capacidade e, apesar dos cortes, conseguiu trazer uma experiência muito próxima da original.
4º) Super Mario Kart (8,76 milhões)
Lançado em 1992, é um jogo do gênero corrida, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo.
Super Mario Kart foi praticamente o precursor de um novo gênero dentro da indústria dos games. Os personagens disponíveis são os da famosa turma do Mario, sendo que os mesmos possuem diferenças significativas em sua jogabilidade. O principal destaque de toda a série está na utilização dos power-ups durante as corridas. Além do modo clássico, também havia um em arenas, em que devíamos estourar os balões dos adversários. A Epic Play já fez uma análise caprichada deste jogo e recomendamos que seja lida.
3º) Donkey Kong Country (9,30 milhões)
Lançado em 1994, é um jogo de plataforma, sendo desenvolvido pela Rareware e publicado pela Nintendo.
O jogo que fez o queixos de todos caírem quando o viram pela primeira vez. Ninguém acreditou que algo com aqueles gráficos, trilha sonora e velocidade de gameplay seriam possíveis no Super Nintendo, nem mesmo a própria Nintendo. O jogo é incrível e merece todo o reconhecimento que possui. Destaque para as fases com diversas jogabilidades, como a do carrinho de mina e as sub-aquáticas. Nós, da Epic Play, também já fizemos uma análise completa deste jogo (com diversas curiosidades e histórias interessantes de bastidores) e recomendamos bastante que seja lida.
2º) Super Mario All-Stars (10,55 milhões)
Lançado em 1993, é uma coletânea com remakes dos títulos lançados para o NES, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo.
A Nintendo juntou em um único cartucho os remakes dos três Super Mario de NES, mais a versão japonesa do segundo título, chamada de Lost Levels. Nesta coletânea temos melhoras consideráveis nas partes gráficas e sonoras. Posteriormente, em 1994, uma versão contendo Super Mario World, também foi acrescentada ao título. Certamente foi um grande presente aos fãs de Mario poder jogar suas aventuras com uma nova roupagem, principalmente Lost Levels, que havia sido lançado com exclusividade no mercado japonês.
1º) Super Mario World (20,61 milhões)
Lançado em 1990, é um jogo de plataforma. No Japão foi lançado com o nome Super Mario World: Super Mario Bros. 4, sendo desenvolvido e publicado pela Nintendo.
Novamente, o jogo principal do mascote da Nintendo ocupa o posto de jogo mais vendido do console. Com uma campanha repleta de passagens secretas, músicas ótimas e contando com a estreia do carismático Yoshi, Super Mario World é até hoje bastante popular entre jogadores do mundo todo. Possuindo um fator replay enorme devido às suas 96 saídas muito difíceis de serem encontradas, suas vendas correspondem a quase 5% de todos os cartuchos vendidos para Super Nintendo. Um clássico absoluto para o console e para a história dos videogames.
Caso tenha curiosidade em conhecer as 10 posições seguintes:
11º) Final Fantasy VI (3.42 milhões);
12º) Killer Instinct (3.20 milhões);
13º) Dragon Quest VI (3.19 milhões);
14º) Starfox (2.99 milhões);
15º) F-Zero (2.85 milhões);
16º) Dragon Quest V (2.79 milhões);
17º) Mario Paint (2.75 milhões);
18º) Final Fantasy V (2.45 milhões);
19º) Chrono Trigger (2.31 milhões);
20º) Super Mario RPG (2.14 milhões).
Obs: As fontes utilizadas para os números de vendas são a Revista Nintendo World Collection e o site Vgchartz.
De muito longe, a Turma da Mônica é a mais bem sucedida série de histórias em quadrinhos do Brasil. Sua primeira publicação foi em 1959 como uma série...
Nesses dias após o fim da E3 e t oda a sua agitação, o canal japonês da Nintendo no Youtube postou um trailer de Astral Chain. O diferencial desse tra...
Mortal Kombat é uma franquia criada por Ed Boon e John Tobias, e desenvolvida pela Midway Games em 1992. A maior parte da série é formada por games de...
A discussão é quase tão antiga quanto o próprio mundo gamer desde a época do Mega Drive (SEGA) X Super Nintendo, já diziam que: “Gráficos não importam...
A Catedral de Notre Dame, considerada parte da história francesa e um exemplo de arquitetura gótica, tem mais de 800 anos. Infelizmente, a mesma foi a...
A ligação entre jogos de apostas e os videogames têm sido alvo de debate pela imprensa nos últimos anos, especialmente no tocante às lootboxes. Agora,...
Após a Google confirmar o Stadia em evento, a Apple fez a sua jogada no mercado de games criando um sistema de assinaturas de jogos, Apple Arcade. A i...
Hoje em dia é tão fácil criar uma conta no YouTube quanto um e-mail, bastando alguns minutos para preencher um formulário. Alie isso a facilidade em s...