Por Jean Felipe à Epic Play —

No episódio 16.1 nomeado de “Banquete dos Heróis” da versão coreana do MMORPG Ragnarök, o kRO, foi adicionada uma “nova Prontera” com gráficos reformulados e iluminação e efeitos atualizados. O update aconteceu ainda em 2015, com a ascensão do jogo Tree of Savior, desenvolvido por um dos principais criadores e considerado o “pai” de Ragnarök Online.

É interessante ressaltar a grandiosidade de detalhes que foi adicionada ao cenário, tanto interno quanto externo da cidade principal de Rune Midgard, mundo onde se passa o jogo. As imagens abaixo foram tiradas em um servidor de testes do kRO, razão pela falta de jogadores. A imagem acima também é de uma “versão aprimorada” da Prontera antiga, mas utilizada para outros fins no jogo, não sendo a cidade principal em específico, que recebeu esta renovação completa.

Não houve informações de quando esta atualização chegaria ao bRO, servidor brasileiro. Os detalhes das mudanças podem ser melhor analisados em uma ampliação das imagens abaixo, clicando nas mesmas.

Pela esquerda: nova versão, à direita: velha.

Ragnarök Online foi o primeiro MMO 100% localizado no Brasil

No Brasil, em meados de 2004 surgiam anúncios de algo estrondoso: Ragnarök Online foi o primeiro jogo online coreano (neste caso, um MMORPG) a ser exportado com sucesso para outros países. No Brasil, foi o primeiro MMO traduzido oficialmente para a língua portuguesa, rodado em servidores nacionais e com planos de pagamento em Real.

Os cenários, mitos e lendas do jogo, foram baseados, inicialmente, no manhwa Ragnarök de Lee Myung-Jin. Alguns dos updates mais atuais do servidor coreano trouxeram a possibilidade de viajar entre “diferentes mundos”, criar personagens com outra raça além da única disponível desde o início do jogo, um database de monstros, NPCs e quests dentro do próprio jogo, além de seu nível máximo aumentado para 175.

Written by
Jean Felipe é diretor-geral e fundador da Epic Play. Você pode acompanhar mais sobre o seu trabalho no YouTube ou pode realizar doações para o desenvolvimento de projetos.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.