Por Victor Miller em janeiro de 2019

Os games de Kart são um sub-gênero dos jogos de corridas, se diferenciando destes por não se preocupar com o realismo dos cenários, mas sim no estilo “corrida maluca”, com combates atirando itens, pistas surreais e outros.

O primeiro do estilo foi o Crashing Race para Arcade, lançado em 1976, mas o Super Mario Kart é considerado o responsável por popularizar o gênero e vir vários jogos semelhantes. Pensando nisso, decidimos selecionar alguns jogos de kart com mascotes conhecidos dos games (e fora deles!)

Sonic & SEGA All Stars Racing
(7ª geração de consoles – 2010)

Assim como a Nintendo com o Mario, a sub-franquia mais bem sucedida da série Sonic é, por acaso, seus jogos de corrida em Kart. Aproveitando a popularidade do gênero, os dois primeiros jogos também incluem personagens de outras franquias da SEGA, mas o terceiro game, Team Sonic Racing, terá apenas os personagens do ouriço azul.

Crash Team Racing
(PlayStation – 1999)

Crash Team Racing é um jogo que alcançou status de clássico cult e, para muito, está em um nível de qualidade tão bom, ou até superior, aos jogos de Mario Kart de sua época. São 15 personagens jogáveis, incluindo alguns destraváveis. Com bons gráficos, boa música, ótima jogabilidade e excelente ritmo, o game vai ganhar um remake em 2019, demonstrado na capa dessa matéria.

Diddy Kong Racing
(Nintendo 64 – 1997)

Desenvolvido pela Rare e publicado para o Nintendo 64, o Diddy Kong Racing foi muito bem recebido pelos donos do console. Se diferenciando dos jogos do gênero, este contava com uma história com direito a luta contra chefes, além de que os veículos se transformam ao longo da corrida, podendo virar um avião ou um barco.

Destaque também para o áudio, com grande variedade de músicas e dublagens, além de todas combinarem perfeitamente com o cenário.  Para muitos, é superior ao Mario Kart 64 lançado para o mesmo console.

Banjo – Pilot
(GameBoy Advance – 2005)

Sendo uma espécie de sucessor espiritual do Diddy Kong Racing, a ideia inicial era ser uma continuação deste último para o Gameboy Advance, mas eventualmente a Rare foi adquirida pela Microsoft, e o game passou “para as mãos” da THQ, que publicou o jogo em 2005 com os personagens da série Banjo. Apesar dos bons gráficos, ele foi criticado por não trazer nenhuma novidade, sendo apenas mais um jogo de kart genérico, porém divertido por utilizar essa fórmula.

 

Mega Man Battle & Chase
(PlayStation – 1997)

Lançado para o primeiro PlayStation, o Mega Man: Battle & Chase é um jogo de corrida em 3D estrelado pelo azulão da Capcom. São dez personagens jogáveis e três modos de jogos. Com clara inspiração no Mario Kart, o jogo conta com bons visuais e sons, mas é dito por muitos como um game genérico, porém divertido.

Chocobo Racing
(PlayStation – 1999)

Este é um spin-off de Final Fantasy que utiliza os personagens recorrentes da série em corridas de kart, como o Chocobo, Moogle, Black Mage e outros. Lançado para o primeiro PlayStation em 1999, ele não foi tão bem recebido por gráficos fracos e controles ruins. A imagem acima é do Chocobo Racing 3D que nunca saiu do papel. A ideia era manter os “karts” em um remake no 3DS.

Power Rangers Zeo: Battle Racers
(Super Nintendo – 1996)

Lançado no final da vida do Super Nintendo, ele é um game de corrida com os personagens de Power Rangers que não só copia a fórmula de Mario Kart, mas ele é praticamente uma releitura do jogo para o Super Nintendo.

Digimon Racing
(GameBoy Advance – 2004)

Lançado para o GameBoy Advance em 2004, ele é mais um genérico de Mario Kart, mas desta vez com os personagens de Digimon. No entanto, tem bons gráficos e músicas, além de controles que funcionam.

Konami Krazy Racers
(GameBoy Advance – 2001)

Desenvolvido pela Konami e lançado originalmente para o Gameboy Advance, o Konami Krazy Racers bebe da fonte de Mario Kart Super Circuit, também lançado para o portátil. Nele, há personagens das séries Mystical Ninja, Castelvania, Gradius e outros.  É dito por muitos como um ótimo jogo.

Pac-Man World Rally
(6ª geração – 2006)

Vindo para o Playstation 2, PSP, GameCube e PC em 2006, o Pac-Man World Rally é mais um genérico de Mario Kart, com direito a passagens secretas, modo multiplayer etc. É considerado um game mediano.

Toy Story Racer
(PlayStation / GameBoy Color – 2001)

Vindo para o primeiro PlayStation, este é um game desenvolvido pela Traveller´s Tales e publicado pela Activision. Com os personagens do clássico longa metragem da Pixar, ele chama a atenção pelo gameplay variado, level design bem construído e um surpreendente alto nível de detalhes nos visuais. Não chega a ser o melhor game do gênero, mas para um jogo baseado em filme, está acima da média.

Angry Birds Go
(Mobile – 2013)

Se aproveitando que o Angry Birds estava em alta no início da década de 2010, a Rovio Entertainment aproveitou para lançar um jogo de Kart com os personagens da série para os dispositivos móveis da época. Ele é, basicamente, o Mario Kart do Angry Birds.

M&M´s Kart Racing
(Wii – 2007)

Lançado para Nintendo Wii, este é um game que veio para promover as populares bolinhas de chocolate, mas ficou notório no mundo dos consoles por ser considerado um dos piores jogos de todos os tempos.

Ruim em todos os pontos, os controles são péssimos, bugs, gráficos, músicas, pistas não intuitivas, curvas mal feitas, tornam esta uma experiência antropológica de como não fazer um game.

Nickelodeon Kart Racers
(PS4, Switch, XOne – 2018)

Lançado para o PlayStation 4, Xbox One e PC, este é outro game não tão bem recebido, o Nickelodeon Kart Racers utiliza personagens que ficaram famosos no canal de TV norte americano, incluindo Os Anjinhos, Tartarugas Ninjas, Bob Esponja e outros.

Com visuais fracos, que parecem vir da geração PlayStation 2, e jogabilidade que deixa a desejar, este é mais um jogo de corrida que “mirou”  no Mario Kart, mas falhou.

MySims Racing
(Nintendo DS, Wii – 2009)

Lançado para o Wii, este é um spin-off que tenta pegar carona no sucesso de “The Sims” com um pouco da fórmula de Mario Kart, se diferenciando dos jogos do gênero pelo alto nível de customização dos personagens e dos karts, se assemelhando bem aos jogos principais.

Mario Kart
(Série)

Para fechar a lista, a série que praticamente deu origem ao gênero de Kart de Mascote. Deixando um enorme legado como podemos ver ao longo da lista, a série Mario Kart é considerada uma das mais divertidas do gênero, além de ter excelência no multiplayer e todo o refinamento proveniente dos jogos da Nintendo. Mario Kart é diversão garantida!

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.