Por Filipe Andrade à Epic Play —

A SEGA lançou um novo vídeo de gameplay de Sonic Forces mostrando uma nova fase do Sonic Clássico chamada “Casino Forest”. O canal da IGN também soltou um vídeo de gameplay levemente diferente mostrando outra possível rota da fase, diferente da mostrada pelo canal do Sonic.

A fase colorida e cheia de luzes contém um level design baseado em pinball, incluindo bumpers, flippers e máquinas de caça-níquel, típicas das fases de cassino dos jogos do ouriço. A descrição do vídeo da SEGA diz: “Sonic Clássico entra na ‘Casino Forest’, ruínas antigas que estão sendo transformadas em um cassino por Eggman. Mas nem tudo é diversão e jogos, pois perigosas armadilhas alinham as antigas fachadas”.

A fase parece uma combinação de elementos da DLC da “Casino Night Zone” de Sonic Generations com a “Silent Forest” de Sonic Lost World. No entanto, as reações dos fãs na internet está bastante dividida. Embora seja difícil julgar com base em vídeos tão curtos, pelo que é possível ver neles, os fãs estão criticando a completa ausência de inimigos na fase (exceto armadilhas normais do cenário), poucos monitores, muitos boost pads (“aceleradores”), linearidade do level design, curta duração da fase, física e música.

Sobre a linearidade da fase, particularmente discordo, pois no vídeo pude ver diversas partes com rotas alternativas. No entanto, comparado à Sonic Mania, o level design está realmente mais simples. Embora a fase realmente não mostre badniks (os robôs de Eggman), os fãs apontaram que a famosa “Casino Night” de Sonic 2 só tinha um tipo de inimigo e que ele mal aparecia, o que também é verdade. Porém, o level design não empolga como a da “Casino Night” original, pelo menos pelo que vimos até aqui. Por outro lado, concordo que a fase pareça curta, com cerca de 1:30 de duração. No entanto, é um pouco difícil julgar com precisão, pois o vídeo começa meio “do nada”, no que não parece ser exatamente o início da fase, apesar que outro vídeo de gameplay do Sonic Clássico divulgado anteriormente também contava com uma fase que parecia bem curta.

Particularmente, acho bobagem querer comparar Forces a Mania, pois são jogos com propostas completamente diferentes e feitos em engines diferentes. A intenção nunca foi fazer uma física perfeitamente igual à dos jogos clássicos para o Sonic Clássico, e sim uma física bem próxima na engine própria do jogo, assim como aconteceu em Sonic Generations. No entanto, apesar que não acho que as físicas devam ser comparadas, já que a proposta não é essa, é inegável que o level design de Sonic Mania é realmente de alto nível, o que acaba deixando Sonic Forces em posição desfavorável neste quesito. E ainda sobre a física, realmente, em alguns momentos Sonic parece perder um pouco de velocidade quando desce ladeiras em vez de ganhar, e há um certo exagero de boost pads para acelerar o Sonic, quando ele poderia simplesmente correr sem o auxílio destes, tornando tudo um pouco automático demais.

Por fim, a música está dividindo opiniões também: alguns fãs amaram, outros detestaram. A música usa uma bateria com uma sonoridade bastante “Mega Drive”, dando um tom diferente às fases de Sonic Clássico. Embora eu particularmente tenha gostado da música, não me incomodaria se ela fosse em qualidade de CD.

No geral, de tudo o que foi mostrado sobre Sonic Forces até agora, este foi o primeiro vídeo que me deixou com uma impressão realmente mista. Não detestei nada em particular, mas não fiquei muito empolgado com o que vi também. A SEGA ainda não mostrou quase nenhuma fase do jogo, então vamos esperar que o jogo completo nos surpreenda quando for lançado. E você, o que achou da nova fase?

Sonic Forces será lançado para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC no dia 7 de novembro.

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