Por André Eduardo Ruschel em fevereiro de 2019

Desde seu lançamento oficial em dezembro de 2011, o PS Vita não correspondeu à expectativa de muitos daqueles que investiram seu dinheiro na plataforma portátil da Sony. Porém, este console está, aparentemente, finalmente chegando ao seu fim.

O site oficial japonês do PlayStation informou que os dois modelos de PS Vita produzidos no Japão (PS Vita Black e PS Vita Aqua Blue) estão com seus embarques programados para terminar em breve, assim como a Sony Interactive Entertainment já havia confirmado anteriormente que a produção do portátil encerraria neste ano de 2019.

A data exata para o encerramento da produção do console no Japão ainda não foi informada, mas como referência, vale lembrar que quando a Sony encerrou a produção do PlayStation 3, em maio de 2017, o mesmo site havia dado este aviso dois meses antes.

Com relação ao mercado ocidental (Estados Unidos e Europa), os jogos físicos do PS Vita deixarão de ser produzidos em março de 2019, embora a produção dos mesmos continue no Japão.

O PS Vita, apesar de ter um relativo sucesso no Japão, possui uma base instalada de apenas 16 milhões de consoles vendidos em todo o mundo. Apesar de não impressionar, ele ainda conseguiu números melhores que o Wii U da Nintendo, tendo vários jogos planejados para lançamento ainda em 2019.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.