Por Otávio Augusto à Epic Play —

A E3 surpreendeu a todos trazendo momentos memoráveis e revelações surpreendentes, com retorno de personagens que alguns acreditavam terem sido esquecidos, e também a introdução de novas séries para cativar o coração e a atenção de vários jogadores. Confira os melhores momentos das apresentações da Bethesda, Ubisoft, Square Enix, Epic e EA.

Bethesda: Novos jogos e atualizações a títulos anteriores

A presença da Bethesda certamente foi uma das que mais atiçava a curiosidade dos atendentes, visto que a imagem da empresa não se encontrava nas melhores pernas após o fracasso de Fallout 76. Porém para E3, a desenvolvedora viu como um dos seus objetivos melhorar a imagem do título mais recente da série Fallout.

Uma das maiores críticas feitas de Fallout 76 foi a ausência completa de NPCs, um contraste enorme aos jogos anteriores que eram repletos deles.

Fallout 76: Wastelanders é uma atualização para o título mais recente da série que se passa num universo pós-apocalíptico. Essa expansão contará com o retorno dos NPCs ao mapa do jogo, e uma campanha inédita que tem uma história contada através de quests. A atualização chegará na primavera deste ano e será gratuita para todos os jogadores. Também foi anunciado que Fallout 76 estará de graça dos dias 10 a 17 junho.

A atenção a Fallout 76 não terminou, com em seguida o anúncio de Nuclear Winter sendo feito. A proposta desse evento é ser um modo Battle Royale para Fallout 76. O evento pode ser acessado gratuitamente pelos proprietários do jogo dos dias 10 a 17 de junho. O modo coloca 52 jogadores em um mapa, com o objetivo de sobreviver até o final da partida.

The Elder Scrolls Blades irá ganhar uma versão para o Nintendo Switch. A Bethesda lançou o jogo para dispositivos móveis, que estava numa fase de pré-registro até então, e divulgou que o jogo ficará gratuito no console da Nintendo até a primavera deste ano. O maior fator que diferenciou a versão do Switch foi a presença de um save que pode ser compartilhado com a versão do jogo para celulares.

A franquia Elder Scrolls continuou a ser o centro das atenções durante a conferência. A temporada do dragão continua com The Elder Scrolls Online: Elsweyr and beyond. Dragões emergiram de Colossus, e agora eles ameaçam queimar toda Tamriel. Com novas armas e habilidades, aliados improváveis terão que se unir para derrotar esses lendários monstros. Outros detalhes sobre serão revelados durante a QuakeCon 2019, que ocorrerá dos dias 25 a 28 de julho.

Também foi confirmado uma expansão para Elder Scrolls Legends, com o nome de Moons of Elsweyr. Essa atualização estará disponível para os jogadores no dia 27 de junho.

Shinji Mikami, criador das franquias de jogos de teror aclamadas como The Evil Within e Resident Evil, apresentou aos que atendiam o evento o Ghostwire Tokyo. A proposta do jogo envolve um mistério onde os cidadãos da cidade de Tóquio desaparecem subitamente. O jogador precisará chegar até a raiz do mistério e deter os monstros que ameaçam a existência da humanidade na Terra.

Expandindo ainda mais o universo de Wolfenstein, Bethesda irá introduzir duas novas adições para a franquia em Julho. Wolfenstein: Cyberpilot é um jogo de realidade virtual que coloca os jogadores no papel de um hacker nas forças da Resistência Francesa. Wolfenstein: Youngblood é um jogo de tiro co-op que estrela as filhas gêmeas de B.J. Blazkowicz.

RAGE 2 também marcou presença para a sua expansão entitulada de Rise of the Ghosts. Um trailer inédito revela que a DLC irá ter inúmeras novidades, indo de novos mechs pilotáveis, veículos, trapaças, modos de jogo e até uma nova facção.

Deathloop também foi outro jogo que pegou a atenção dos que marcaram presença na audiência. Os criadores de Dishonored criaram uma nova história com várias reviravoltas mostrando a luta eterna entre dois assassinos na ilha sem lei com nome de Blackreef. Acentuado por ambientações ricas em detalhe e gameplay imersiva, o jogo irá conter um conceito de morte cíclica único que será central à história.

Commander Keen retorna reimaginado para os celulares. Inspirado no clássico da id Software, o novo jogo irá trazer uma nova interpretação sob o icônico jogo de plataforma. No retorno de Billy e Billie, o jogo irá apresentar uma jogabilidade de puzzle misturado com plataforma em 2D. Um lançamento suave para o jogo para Android e iOS é esperado para esse verão americano (inverno no Brasil).

Bethesda também revelou os seus planos para entrar no cenário de streaming de jogos. Inspirado em revelações como o Google Stadia, o Orion será o ‘Netflix’ da Bethesda para os jogadores poderem jogar os jogos sem necessidade deles ocuparem espaço na memória. O software está sendo desenvolvido pela id Software e um dos focos desse serviço de streaming é o delay mais breve possível com essa tecnologia. Um grande diferencial do Orion é sua habilidade de transmitir jogos nas configurações mais altas em conexões abaixo do ideal. Usuários podem testar o serviço quando eles se juntam ao clube Slayer de Doom.

E é claro, o jogo mais aguardado desse painel foi o Doom Eternal. A nova adição para a série Doom será lançado no dia 22 de Novembro. O game terá como foco o Paraíso e o Inferno. Uma experiência de multiplayer única também irá servir como parte do jogo. O Battlemode irá colocar dois demônios controlado por jogadores contra um Doomguy controlado por um único jogador.

Ubisoft na E3: Watch Dogs e novidades pra jogos já lançados

A conferência da Ubisoft teve como atração principal três grandes novos jogos, mas também contou com atualizações para jogos já lançados como The Division 2 e For Honor. A desenvolvedora também aproveitou para anunciar novidades para alguns jogos previamente confirmados, entre eles Ghost Recon Breakpoint.

Depois de muita especulação, o novo título para a série Watch Dogs foi revelado. Watch Dogs Legion será sobre um grupo de hackers revolucionários infiltrados numa Londres dominada por um sistema de vigilância que controla seus cidadãos.

Um dos maiores diferenciais desse novo jogo na franquia é a capacidade de convocar e controlar os habitantes da cidade, cada um com um diferencial de habilidades e características. O jogo será lançado em 6 de Março de 2020 para Xbox One, PlayStation 4 e PC. Não foi dito nada no momento sobre o jogo ser lançado para a próxima geração.

Outro título revelado durante a conferência foi o Gods & Monsters. Criado pelos mesmos desenvolvedores de Assassin’s Creed Odyssey, o jogo será ambientado na mitologia grega, contando com a presença de divindades e criaturas marcadas a esse tipo de ambientação. Não se sabe muitos detalhes no momento, mas mais informações estão a caminho.

O game será lançado no dia 25 de fevereiro de 2020 para Xbox One, PlayStation 4, Switch, PC e Google Stadia.

Rainbow Six Quarantine é um jogo inédito de estratégia de três jogadores de tiro em primeira pessoa. Não se sabe muito sobre o jogo a não ser o que o trailer oferece. Ele estará disponível em 2020 para o Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Ghost Recon Breakpoint é a continuação de Wildlands, de 2016. O jogo recebeu um novo trailer pra mostrar mais detalhes do novo título. Também foi dado uma pista de uma participação do Exterminador, dos filmes O Exterminador do Futuro no jogo.

Ghost Recon Breakpoint será lançado no dia 4 de Outubro para Xbox One, PlayStation 4 e PC. Um período de teste beta irá ocorrer nos dias 4 a 8 de Setembro.

Outros anúncios feitos na conferência foram:

  • For Honor teve um intenso trailer para o seu evento limitado Shadows of the Hitoriki, que está disponível a partir de agora até o dia 27 de Junho. Se o jogador quiser lutar contra Sakura, um mortal ‘espírito da morte’ que tem um machado gigante, agora é a hora.
  • Rainbow Six Siege recebeu uma nova atualização, Operation Phantom Sight, no qual os jogadores podem ir jogar agora.
  • Just Dance 2020 será lançado esse Novembro pra todos os sistemas, incluindo alguns no qual pegou bastante gente desprevenida. O Nintendo Wii e o Google Stadia terão o jogo também.
  • Brawlhalla adicionou os heróis de Hora de Aventura Finn, Jake, e Princesa Jujuba para a sua lista de lutadores 2D. Eles estão disponíveis agora, junto com novo modo de jogo e a fase da fortaleza na árvore.

Square Enix na E3: Final Fantasy e Vingadores

Depois de uma presença fraca no ano passado, a Square Enix não poupou esforços pra mostrar o que o futuro aguardava a empresa na E3 desse ano. Os jogos que mais deixavam os fãs curiosos era o remake de Final Fantasy VII e Os Vingadores. Agora temos data de lançamento para ambos os títulos, assim como uma noção de como os jogos realmente serão.

Um novo trailer extendido de Final Fantasy VII Remake foi mostrado durante a conferência. Ele inclui detalhes em como o combate mais orientado a ação irá funcionar, mas mais importantemente, ele introduz personagens favoritos de vários fãs, Tifa e Sephiroth. O jogo será lançado no dia 3 de março de 2020.

Outriders é um jogo de tiro de 1 a 3 jogadores, co-op, ambientado em um universo de ficção científica sombrio e desesperado. Esse jogo inédito é desenvolvido por People Can Fly, os criadores de Gears of War Judgement e Bulletstorm, e é publicado pela Square Enix External Studios e será lançado no verão americano de 2020 (inverno brasileiro) para Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Chegando ainda em 2019, Final Fantasy VIII Remastered marca o 20º aniversário do seu lançamento original com um novo polimento visual e traz a amada história do jogo para plataformas modernas: Steam, PlayStation 4, Xbox One, e Nintendo Switch. Com visuais melhorados, veja seus personagens favoritos ganharem vida de uma maneira nunca vista antes.

Marvel e Square Enix se unem para trazer Marvel’s Avengers, um jogo de aventura e ação épico que combina história com elementos cinematográficos com single player e jogabilidade co-op. Capitão América, Homem de Ferro, o Hulk, Viúva Negra, e Thor estão revelando o seu novo quartel general em São Francisco — incluindo a revelação da sua própria nave cuja bateria é uma fonte de energia experimental. A celebração vira mortal quando um acidente catastrófico resulta em uma destruição massiva. Culpados pela tragédia, os Vingadores são dissolvidos. Cinco anos depois, com todos os Super Heróis ilegais e o mundo em perigo, a única esperança é reunir os heróis mais poderosos da Terra. Marvel’s Avengers irá lançar simultaneamente para o PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC no dia 15 de Maio de 2020.

Epic Games: Shenmue 3 agora é exclusivo da Epic por um ano

A Epic Games Store também marcou presença na E3, com o anúncio de jogos que estarão disponíveis na plataforma. Também foi confirmado que durante o resto de 2019, um jogo irá ficar gratuito por semana. E assim que o jogo for baixado, ele é permanente do jogador.

Confira todos os jogos que a Epic Games anunciou na E3 que em breve estarão disponíveis na loja deles:

Cultive plantações, explore os mundos abandonados do pós-apocalipse em Atomicrops, recrute uma horda de animais de fazenda prestativas e talvez até encontre amor enquanto batalha com multidões de seres cheios de mutações para defender sua fazenda; a última fazenda na Terra.

Auto Chess foi outro jogo revelado. Lute o seu caminho até o topo nesse jogo de estratégia de oito jogadores desenvolvido por Dragonquest que combina elementos de construção de deque, administração de esquadrão e battle royale.

Chivalry 2 é um jogo de primeira pessoa slasher multiplayer inspirado em batalhas medievais épicas. Os jogadores passam por diversos momentos icônicos da Era Medieval – desde ataques de cavalaria, as tempestades de flechas flamejantes, até ousadas invasões em castelos e mais.

Griftlands é um jogo de construção de baralhos no qual o jogador negocia, luta, rouba ou persuade outros a seguirem a sua vontade. Cada decisão influencia no rumo do jogo, indo dos trabalhos que são desempenhados, até as amizades que são feitas ou as cartas que são coletadas. A morte chega rapidamente, mas cada partida oferece novas situações e estratégias para explorar.

Dos criadores de ABZÛ, The Pathless é um jogo de aventura mística sobre um arqueiro e sua águia de estimação em uma vasta floresta, encarando todos os desafios que aparecem.

Phantom Brigade.

Phantom Brigade também foi anunciado pra marcar presença na Epic Games. É um jogo híbrido de RPG tático que transcorre em tempo real e base em turnos. É focado em histórias totalmente personalizadas e voltadas ao jogador.

Rune II

Ambientado em um universo inspirado na mitologia nórdica durante o fim dos tempos, RUNE II é um RPG de ação onde deuses, feras e a humanidade lutam pela sobrevivência.

The Sojourn é sobre um personagem que acaba se encontrando numa terra misteriosa, e a única que o guia nesse mundo são as luzes. Repleto de desafios, o jogador deverá superar esses obstáculos de dificuldade progressiva para descobrir o mistério que envolve essa terra.

Uma das maiores surpresas do painel foi a presença de Shenmue III e a confirmação de que ele será um exclusivo da Epic Games Store durante um ano. Você pode saber todos os detalhes lendo aqui. Os outros jogos confirmados foram Solar Ash Kingdom, Untitled Goose Game, WHAT THE GOLF? e Zombie Army 4: Dead War.

EA na E3: Star Wars foi o centro das atenções

Um dos títulos mais antecipados da EA é o novo jogo de Star Wars, o Star Wars Jedi: Fallen Order. O jogo se passa após os eventos Episódio III, e foca num Padawan tentando fugir da tirania do Império após a execução da Ordem 66, que exterminou a maior parte dos Jedi da galáxia.

O game será focado na campanha de single player e na narrativa, evitando usar as microtransações que trouxeram uma má fama para o jogo anterior da EA de Star Wars, o Battlefront II. O jogo será lançado no dia 15 de Novembro de 2019.

Outro foco da apresentação da E3 foi o Evento de Caçada Lendária de Apex Legends. O jogador terá a chance ideal de ganhar novas skins, em especial o traje de ranque ouro. Outra novidade que está por vir é a personagem Wattson. Engenheira com poderes elétricos, ela é capaz de montar cercas para eletrocutar inimigos.

Outra novidade da Temporada 2 será o rifle L-Star, que é tão forte ao ponto de que somente é encontrado em Pacotes de Alerta. Dois anexadores também estão a caminho, que deixam a arma Mozambique mais forte. Mais novidades devem chegar nas próximas semanas.

Surpreendendo ninguém, também foi confirmado o FIFA 2020. Crie seu próprio jogador, pegue suas ferramentas, e expresse seu estilo em campos de futebol por todo o mundo.

The Sims 4 recebe uma nova expansão com Island Living. O jogador poderá fugir do comum e aproveitar uma vida relaxada cercada por praias em The Sims 4 Island Living. O jogador poderá experienciar um mundo tropical repleto de sol, areia e diversão sem fim enquanto os seus Sims fazem dessa ilha o paraíso deles.

Para Battlefield V, foi introduzido o novo mapa Marita map, que chegará como uma atualização gratuita em Julho de 2019. A Batalha de Grécia irá continuar com Marita. Aqui, o jogador irá batalhar nas beiradas de uma cidade rural, onde forças Aliadas estão fazendo um último esforço pra impedir o exército do Eixo.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.