Por Filipe Andrade à Epic Play —

A desenvolvedora de jogos Rieko Kodama receberá o prêmio pioneiro deste ano na 19ª edição anual da Game Developers Choice Awards.

Kodama será reconhecida por suas contribuições para a indústria de jogos durante uma carreira de mais de três décadas, incluindo seu trabalho em alguns dos clássicos mais adorados da SEGA, como Phantasy Star, Alex Kidd e Skies of Arcadia.

Kodama começou sua carreira profissional na SEGA em 1984. Seu jogo de estreia foi Champion Boxing, para o SG-1000. Ela também trabalhou em jogos de arcade como SEGA Ninja e Quartet antes de passar para o SEGA Mark III (também conhecido como Master System fora do Japão), onde contribuiu com designs de cenários em Alex Kidd in Miracle World, e com o design principal e artes para Phantasy Star.

Kodama também contribuiu artes para jogos como Altered Beast, Alex Kidd in the Enchanted Castle e Sonic the Hedgehog. Nos anos 90 e 2000, ela atuou como diretora do título Magic Knight Rayearth (Sega Saturn), e como produtora de Deep Fear (Sega Saturn) e Skies of Arcadia (Dreamcast). Com três décadas e meia de desenvolvimento de jogos, Kodama produziu a série 7th Dragon para Nintendo DS, 3DS e PSP. Mais recentemente, ela produziu as conversões de jogos clássicos SEGA AGES para o Switch.

A GDC chamou Kodama de “artista, diretora e produtora pioneira”, que estabeleceu uma carreira durante uma época em que mulheres designers de jogos eram raras e menos reconhecidas.

“A Game Developers Choice Awards foi concebida como uma maneira de reconhecer os gênios frequentemente pouco reconhecidos e a dedicação de desenvolvedores de jogos ao longo da história, e o prêmio deste ano homenageia uma figura que ajudou a abrir o caminho para inúmeros criadores de jogos seguirem”, afirmou Katie Stern, gerente geral da Game Developers Conference. “Após décadas dedicadas ao desenvolvimento de alguns dos clássicos mais indeléveis da SEGA, Kodama-san poderia facilmente descansar sobre seus louros, mas se dedicou a criar jogos que transcendessem gêneros e gerações para nos dar incontáveis ​​horas de alegria. Este prêmio é um ‘obrigado’ à Kodama-san e a todos os criadores que trabalham arduamente para alcançar a grandeza.”

A cerimônia de premiação da Game Developers Choice acontece em 20 de março, às 18h30, no San Francisco Moscone Center durante a Game Developers Conference de 2019.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.