Por Otávio Augusto à Epic Play —

Com o fim da oitava geração de videogame se aproximando cada vez mais, os rumores sobre o próximo console da Sony estão mais abundantes. Segundo o site HobbyConsolas, o PlayStation 5 pode ser um dos consoles com a maior livraria do mundo. A Sony Japonesa teria registrado uma patente de retrocompatibilidade, o que poderia expandir a biblioteca do novo aparelho significantemente, permitindo os títulos de PlayStation 1, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4 serem jogáveis no 5.

O site diz que “Se trata de um sistema que será aplicado em uma futura máquina, PS5, e que permite que a CPU do novo console seja capaz de ‘interpretar’ a unidade central das máquinas anteriores.” Diz-se que o responsável pela patente foi Mark Cerny, o arquiteto que projetou a estrutura e o design do PS4. A patente teria sido arquivada sobre o número de 2019-503013.

O site entra em mais detalhes sobre a patente, alegando que “Se trata de conseguir que as aplicações arquitetadas para os consoles anteriores (legacy device) corram perfeitamente no hardware mais potente, e está focado em eliminar os erros de sincronização entre o console novo e o comportamento dos anteriores (PS4, PS3, PS2 e PS1). Por exemplo, se a CPU do novo console for mais rápida do que o anterior, os dados podem ser salvos como se estivesse usando outro componente.”

Com esse novo sistema, o PS5 seria capaz de imitar o comportamento dos consoles anteriores, de uma maneira que a informação que chega aos processadores diferentes se desenvolvesse como uma resposta às “chamadas” dos jogos. Ele seria capaz de detectar as necessidades de cada jogo e comportar como se fosse a máquina original.

Isso com certeza faria desse console verdadeiramente incrível para próxima geração, mas no momento cabe aos fãs aguardarem mais sobre.

Apresentador da Digital Foundry reforça o caso

Em resposta no Twitter, sem relacionar qualquer citação com a matéria acima, John Linneman, escritor e apresentador de vídeos no canal Digital Foundry, respondeu sobre a retrocompatibilidade no PS5. “Absolutamente terá. Ponto final”, afirmou.

Um outro usuário inferiu que “duvida muito” disso. Logo em seguida, Linneman respondeu: “Bem, prepare-se para estar enganado então! Tornou-se uma questão estratégica de vendas novamente. A retrocompatibilidade do PS3 nunca iria acontecer, mas o X86 do PS4 será super fácil”.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.