Por Filipe Andrade à Epic Play —

Na semana passada, a SEGA japonesa fez uma pesquisa com os fãs, cujo resultado seria divulgado ao vivo durante o evento SEGA Fes, que ocorreu em Akihabara.

Kensaku Nishimura (esquerda), Yosuke Okunari (meio), Hiroyuki Miyazaki (direita).

Vamos falar aqui sobre os resultado de cada uma das três categorias, e destacar alguns comentários interessantes dos apresentadores da SEGA sobre os resultados.
Se você preferir ver apenas um pequeno resumo dos resultados de todas as categorias, pule para a imagem final deste texto.

Os Apresentadores

É válido introduzir rapidamente os três rapazes do vídeo, já que eles têm um rico histórico em criação de jogos e produção dentro da SEGA:

  • Hiroyuki Miyazaki: o produtor principal de vários jogos da série de remakes SEGA AGES, e de jogos posteriores como Bayonetta. Agora ele é um gerente executivo da SEGA.
  • Kensaku Nishimura: relações públicas e marketing. Fazia parte da divisão SEGA Hitmaker que criou jogos como Crackin’ DJ Part 2 em 2001.
  • Yosuke Okunari: produtor / assistente de produção de jogos e remakes, incluindo a série de relançamentos retrô da série SEGA AGES para o PlayStation 2 e de The House of the Dead 4 para o PlayStation 3 em 2012.

Sobre a enquete

Miyazaki explicou que a ideia por trás da enquete, que durou 3 dias, foi pensada apenas no final da semana, então eles tiveram que se apressar para aprontá-la até a metade da segunda-feira (14 de novembro) para votação, mas a equipe que lida com questionários online conseguiu aprontar a tempo.

As três categorias foram: Criação Mais Memorável (qualquer produto da SEGA, não se limitando apenas a jogos), Personagem Mais Memorável e Retorno Mais Esperado Pelos Fãs.

Durante o período de 3 dias, uma impressionante quantia de 16.141 votos foi recebida. E dentre eles, uma forte representação de mais de 3 mil veio de fãs ocidentais. Eles apontaram que os votos foram reduzidos para remover qualquer voto duplo de um mesmo endereço de IP, já que era possível preencher a enquete várias vezes. Ou seja, se você votou várias vezes na mesma opção, apenas um desses votos contou.

Miyazaki também acrescentou um aviso dizendo que esta foi apenas uma pequena enquete rápida, e que não se deve esperar que o resultado exerça qualquer tipo de influência. Os outros dois brincaram dizendo que há chances de que a SEGA se sinta balançada, por exemplo, após ver os resultados da lista de franquias cujo retorno mais era aguardado pelos fãs.
Miyazaki insistiu que este não seria o caso, mas eventualmente cedeu e disse que as pessoas envolvidas em criação de jogos na SEGA podem sentir algo ao ver os resultados da enquete. No entanto, é bem claro que a SEGA não quer dar a impressão de que esta enquete levará a algo definitivo.

Miyazaki: “O resultado da enquete não influenciará decisões na SEGA (mas eles podem sentir algo por dentro).”

Um problema óbvio com a maneira como a pesquisa foi feita é que as opções previamente disponíveis tinham uma vantagem sobre as opções que não estavam listadas e que exigiam um preenchimento manual em forma de texto. Isto foi reconhecido pelos apresentadores como parte da natureza de algo que foi feito tão às pressas.

Categoria 1: Criação Mais Memorável

Além do Top 10, diversos outros ranks foram mencionados verbalmente, então aqui vai um resumo do Top 17 nesta categoria.

Sakura Wars, uma tradicional franquia de jogos de RPG estratégico, ficou em primeiro lugar com uma grande vantagem. O resultado não surpreende, considerando o imenso sucesso desta série no Japão (apesar de sua relativa obscuridade no ocidente). Shenmue por pouco não entrou para o Top 10, ficando em 11º lugar.

Os apresentadores não tiveram muito o que dizer sobre Shenmue nesta categoria, a não ser um comentário de que a série está sendo revivida no momento (provavelmente se referindo a Shenmue III).

Jet Set Radio em 5º lugar também é um resultado impressionante, considerando que é a única franquia no Top 10 que não era uma das opções pré estabelecidas.

Desenvolvedores de Sakura Wars participaram no meio da conferência.

Categoria 2: Personagem Mais Memorável

Diferente da pergunta anterior, para esta categoria, Ryo Hazuki, protagonista de Shenmue, estava entre as opções pré estabelecidas.

Ryo Hazuki conseguiu ficar em 3º lugar nesta lista, o que é ótimo. O comentário feito ao revelar o nome dele foi um nostálgico “Ah, sim, todo mundo comprava os brinquedos em cápsulas…”.

Também podemos destacar Segata Sanshiro, o “homem propaganda” do Sega Saturn no Japão, mostrando o quanto este console foi importante para os japoneses. O Diretor Yukawa, protagonista de What’s Shenmue, foi uma bela surpresa, em 20º lugar.

Categoria 3: Retorno Mais Aguardado

Abaixo está o resultado para o Top 20 nesta categoria:

Muitos fãs ocidentais ficaram surpresos de ver Sakura Wars em primeiro lugar, principalmente porque muitos sequer conhecem a franquia. Mas como dissemos anteriormente, apesar da relativa obscuridade no ocidente, esta franquia fez um sucesso estrondoso no Japão, e como a pesquisa foi feita para o público japonês, não é de se estranhar que o retorno da franquia seja tão aguardado pelos fãs.

Virtua Fighter em 5º lugar também foi interessante. A série de luta da SEGA foi considerada em uma pesquisa feita com os japoneses como a 3ª série de luta mais importante para eles, ficando atrás apenas de Street Fighter e Tekken. Não só Virtua Fighter é muito popular no Japão, como muitos fãs ocidentais estão ansiosos por um Virtua Fighter 6.

O Dreamcast ficou em 18º lugar. Um dos apresentadores sugeriu que isso pode representar o desejo por um produto como um “Mini Dreamcast”, enquanto outro disse que poderia ser uma mensagem geral para que a SEGA volte para o ramo dos consoles.

Sobre Daytona USA: embora uma sequência para os arcades tenha sido anunciada, fizeram um comentário de que essa informação não foi muito divulgada no Japão, o que pode explicar por que houveram votos nesta categoria.

Streets of Rage (conhecido como Bare Knuckle no Japão): Okunari apontou que ele fez um remake de Streets of Rage anteriormente (para o 3DS). Também houve discussões sobre se um novo jogo da série deveria ser feito em 2D ou 3D. Uma opinião foi de que seria melhor manter a aparência 2D como nos jogos antigos, mas modelando e implementando movimentos de luta em três dimensões.

Também é interessante ver Panzer Dragoon e Eternal Arcadia (ou Skies of Arcadia, como é conhecido no ocidente) na lista, que são jogos que os fãs frequentemente pedem por remasterizações em HD para os consoles atuais.

Sobre Shenmue, a reação foi de surpresa. Miyazaki comentou: “Conversas sobre um retorno da série aconteceram diversas vezes no passado, e agora Yu-san está realmente trabalhando em Shenmue III. Eu estou bastante ansioso, particularmente.” Ele disse que os votos vieram não apenas do Japão, mas da Europa, América e Ásia.

Um dos apresentadores (fora da câmera, provavelmente Okunari) disse que “Agora que Shenmue III está chegando, as pessoas podem querer ver o I e o II também”. Isto ajudou a esclarecer por que os fãs votaram por Shenmue nesta categoria.

Resumo dos Resultados

Abaixo está um resumo do Top 10 de cada categoria.

O vídeo arquivado está disponível no YouTube aqui (apenas em japonês).

O que você acha dos resultados? Será que os resultados vão causar alguma influência na SEGA, apesar do que eles disseram?

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.