Por Filipe Andrade em março de 2019

Há uma semana, o ator e músico Pierre Taki foi preso no Japão por uso de cocaína, o que vai contra a lei de controle de drogas, que é muito rigorosa no Japão. Após o ocorrido, a SEGA anunciou que estaria voluntariamente parando de enviar cópias de Judgment no Japão, onde o personagem Kyohei Hamura não apenas é dublado por Pierre Taki, como a fisionomia do personagem é baseada no ator.

Em comunicado à imprensa, a SEGA afirmou:

“Recebemos o relatório de prisão e no momento estamos confirmando os fatos, mas por enquanto, estamos voluntariamente parando de enviar cópias do jogo às lojas e interrompendo as vendas digitais [de Judgment], assim como apagando postagens relacionadas ao jogo e seu site oficial. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso cause aos nossos clientes, assim como a todos os envolvidos”.

Exagero ou bom senso?

Tudo isso gerou uma grande controvérsia. Por um lado, muitos ficaram preocupados de que isso atrasaria o lançamento ocidental do jogo, que ocorreria em 25 de junho, alegando que não se importam se o ator usou drogas ou que “ninguém sabe quem ele é por aqui”. Por outro lado, a SEGA é uma empresa japonesa e, como tal, precisaram minimizar o dano que isso poderia causar à sua imagem perante os japoneses tomando essa medida, visto que o uso de drogas é extremamente mal visto por lá. Mesmo que os ocidentais não conheçam o ator, lançar o produto no ocidente sem alterações poderia prejudicar a imagem da empresa no Japão, mas até então não sabíamos o que eles fariam para contornar a situação.

No entanto, quem temia que o jogo fosse cancelado ou adiado por aqui, não precisa mais se preocupar. A SEGA anunciou que o ator e dublador do personagem serão substituídos na versão ocidental do jogo, e que ele ainda será lançado na data anteriormente anunciada de 25 de junho de 2019. Ainda não foi confirmado se o jogo será relançado no Japão com o novo ator, mas é muito provável que sim, visto que ele ficou disponível por apenas 4 meses até então, e a SEGA não quer perder as vendas.

Imagens e trailers com aparições do personagem foram temporariamente removidos dos canais oficiais da SEGA, mas novas versões dos mesmos serão disponibilizados mais tarde.

A história se repete

Vale lembrar que o mesmo aconteceu com a versão para PS4 de Yakuza 4, onde a SEGA substituiu o modelo e dublador do personagem Tanimura após o mesmo ter tido sua carreira afetada no Japão também por suspeita de uso de drogas. No entanto, Yakuza 4 foi lançado com modificações no Japão desde o início, enquanto Judgment foi lançado no Japão em dezembro de 2018, e agora cópias físicas do jogo com Pierre Taki já estão sendo vendidas a altos preços no eBay.

A Disney também adotou a mesma postura com a versão japonesa de Kingdom Hearts III, onde Taki dubla o personagem Olaf, o carismático boneco de neve do filme Frozen. Ele também terá sua voz substituída na dublagem japonesa do filme Frozen 2.

Judgment chega ao PlayStation 4 em 25 de junho nas Américas e Europa.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.