Alguns usuários do PlayStation 4 sofreram um ataque por meio de mensagens, que consiste em uma mensagem que chega na caixa de entrada do usuário e, após ser aberta, trava o console, obrigando você a reiniciar para a configuração de fábrica, ou seja, fazendo com que o usuário perca todo o progresso que já completou em seus jogos, caso não tenha salvo online ou em outro lugar.
Porém, por meio do Twitter, a Playstation UK avisou que eles estão investigando e em alerta para resolver este problema e ressalta que não há necessidade de reiniciar o console para as configurações de fábrica, como muitos usuários já haviam feito e mesmo assim ainda estavam sofrendo com o bloqueio.
Portanto, a Playstation UK descreveu dois passos para solucionar o bloqueio dos consoles que sofreram com o ataque:
- Deletar a mensagem por meio do aplicativo de mensagens da PlayStation pelo celular. Caso o usuário não o tenha instalado, o aplicativo está disponível para Android e iOS.
- Usar a opção 5 no Modo de Segurança após desligar o console. Saiba como fazer o procedimento de Modo de Segurança neste link oficial do PlayStation.
Hello! We are aware and investigating, but it doesn’t reset your console to factory settings. All you need to do is delete the message via the PS messaging app, and use Option 5 in Safe Mode to sort your console out. Instructions: https://t.co/vecpA6wnaQ ^DB
— Ask Playstation UK (@AskPS_UK) 15 de outubro de 2018
E pronto: seu console estará desbloqueado e você poderá continuar suas aventuras!
Vale ressaltar que esse procedimento não te deixa imune de receber a mensagem novamente, portanto, se o usuário ainda não recebeu a mensagem ou recebeu e já desbloqueou, seguem dicas para evitar recebê-la novamente:
Defina por meio das opções de privacidade no console para que apenas os amigos possam enviar mensagens, evitando que algum usuário estranho venha entrar em contato e envie a mensagem tão temida pelos usuários.
Porém, se na lista de amigos há muitas pessoas as quais o usuário não tem muito contato e acha que corre o risco de sofrer tal ataque, o melhor a ser feito é optar pela opção de não receber mensagens definitivamente até o problema ser resolvido.