Por Otávio Augusto à Epic Play —

Depois de vários rumores circulando, o mercado de games irá ganhar um novo competidor. A Google, reconhecida numa escala global por serviços como Gmail, YouTube e seu serviço de busca, agora está entrando no mercado de jogos eletrônicos pra competir diretamente contra a Nintendo, Microsoft, Steam e Sony.

A palestra que a Google prometeu na Game Developers Conference 2019 se concretizou na apresentação de uma nova plataforma de jogos, a Stadia. O conceito dela é ter uma “Netflix” dos videogames. Os jogadores poderão jogar seus jogos em qualquer lugar que desejam, seja em um celular ou computador, requerendo uma ligação constante com a Internet, independentemente do dispositivo que esteja sendo usado. A aposta é que não será mais necessário um console físico, ou de um PC gamer, e sim uma conexão web rápida.

“O futuro dos jogos não está mais em uma caixa”

Apresentação completa sobre o console, em livestream pelo canal oficial do Google.

O Stadia foi mostrado rodando em diversos aparelhos como smartphones, tablets, TVs e em computadores com o sistema operacional ChromeOS da Google. Para poder utilizar o Stadia, o usuário só precisará ter o Google Chrome e uma conexão constante com a Internet. Os jogos serão processados em tempo real em um servidor da Google, e transmitidos para as telas para os jogadores controlar.

O servidor utilizará a placa AMD Radeon, com a divulgação de que:

“o Google escolheu as GPUs de datacenter otimizadas da AMD – com uma memória HBM2 rápida e eficiente e recursos essenciais de datacenter – para a plataforma”.

Com isso, o Stadia acelera o futuro dos jogos eletrônicos onde um console ou um aparelho potente para rodá-los não será necessário, só necessitando do jogador uma conexão constante e veloz, pra não interferir na experiência.

Qual velocidade de internet é necessária pra jogar no Stadia?

Na apresentação do Stadia, o CEO da Google, Sundar Pichai, explicou a velocidade que seria a necessária pra rodar um jogo, sendo ela de 25 megabits por segundo (25 mbps). Essa velocidade permitirá que o jogo seja transmitido em 1080p e 60 quadros por segundos (60 fps). No entanto, se o jogador quiser jogar com uma qualidade 4K, será preciso uma conexão de 30 megabits por segundo (30 mbps).

Os jogos podem rodar a 4k com HDR e 60fps.

Uma preocupação que alguns jogadores tem com esse novo estilo de fornecimento de jogos é a possibilidade de respostas mais demoradas do jogo ao pressionar um botão, com alguns dizendo que levava em torno de 166 milissegundos pra as ações serem respondidas aos comandos. A Google depois deixou claro que utilizando o controle que a mesma desenvolveu para o Stadia, o input delay será de somente de 2 milissegundos.

Controles / Joysticks do Stadia.

Jogos já confirmados para o Stadia

Para pegar a atenção dos consumidores, a Google irá contar com o apoio de várias desenvolvedoras, como com o game Doom Eternal que irá continuar a série introduzida pela id Software, por exemplo. A gigante da Internet também fez questão de garantir que mais de 100 estúdios de jogos já tem seu kit de desenvolvimento para criarem novos títulos.

Rime e Shadow of the Tomb Raider foram logo confirmados. Odyssey, o último Assassin’s Creed da Ubisoft também apareceu em várias imagens e um quinto jogo foi divulgado sendo desenvolvido pela mesma equipe de Star Fox.

YouTube é “parceiro” forte de divulgação

Outro ponto que o Stadia procura reforçar é um elo próximo com o YouTube. Já supondo um cenário onde o usuário possa estar vendo um vídeo ou transmissão ao vivo sobre determinado jogo e, ao se interessar por tal, pode encontrar o link para jogar o título através do Stadia na plataforma de vídeos, assim, basta a pessoa clicar e jogar. O que pode trazer um holofote almejado para desenvolvedores independentes.

Comparação do Stadia aos seus concorrentes.

Em resumo, o Stadia trás o uso da tecnologia de stream e nuvem em um mundo cada vez mais rodeado de plataformas de streaming. Stadia estará disponível em 2019 nos EUA, Canadá e Europa; com lançamento em outros países previsto para o futuro. Preços não foram especificados.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.