Por Gustavo Alves à Epic Play —

Após o Nintendo Direct focado em Super Mario Maker 2 anunciar diversas novidades para o jogo, uma das que mais animou os fãs foi o  modo multijogador online, inédito na franquia, onde se poderá jogar em diversas fases, competitivamente ou não, com outros jogadores ao redor do mundo.

Porém, o que parecia óbvio para muitos não foi tão óbvio assim para a Nintendo: jogar com amigos só é possível localmente. E de fato, nada que confirmasse isso foi mostrado em nenhum vídeo do jogo até o momento.

Partidas competitivas serão rankeadas, enquanto cooperativas não serão

A notícia surgiu no site Nintendo World Report, que afirmou ter sido contatado pela empresa. Após a repercussão, o canal GameXplain foi verificar com a própria Nintendo, que confirmou a ausência da funcionalidade:

Isso é verdade. Do modo que o jogo está agora, você não poderá criar lobbies com amigos online. Você apenas poderá jogar online com pessoas aleatórias. Você ainda pode reunir amigos localmente, e jogar com até 4 jogadores no mesmo Nintendo Switch. Você também ainda pode desafiar os seus amigos com as suas criações e jogar as fases deles por meio dos Course IDs e tendo eles como seguidores do seu Maker profile.

Modo multijogador local de Super Mario Maker 2

Adicionalmente, a Nintendo afirmou que jogar com amigos afetaria o sistema de rankeamento, que avalia jogadores com base em sua performance nas fases. Muitos jogos contornam esse problema não atribuindo esse sistema a partidas online com amigos.

A GameXplain também perguntou se será possível jogar localmente e online ao mesmo tempo com amigos, mas aparentemente isso também não é o caso.

A notícia não tem sido bem recebida pelos fãs, que criticam a funcionalidade online desse e de outros jogos, e é possível que haja uma repercussão grande o bastante para reverter essa situação, dado que o jogo ainda não lançou e é possível que hajam updates.

Essa não foi a única desconfirmação do dia, pois outras restrições foram anunciadas para Super Mario Maker 2: Não haverá compatibilidade com Amiibos (e por consequência, não haverão Mystery Costumes), e também não será possível transferir fases das versões de Wii U e Nintendo 3ds de Super Mario Maker, apesar disso já ser esperado.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.