Por Gustavo Alves em maio de 2019

Um Nintendo Direct focado em Super Mario Maker 2 foi ao ar nesta quarta-feira (15), e nele foram reveladas novas informações sobre o jogo. O Nintendo Direct pode ser visto por completo no vídeo abaixo:

Construindo fases

Na ferramenta de construção de fases, diversos novos elementos foram adicionados.

Fora os 4 estilos de fase baseados em jogos de Super Mario, há o novo estilo, de Super Mario 3D World, que é em 2.5D ao invés do 2D dos outros. Como este estilo funciona de modo diferente dos outros, as fases construídas nele são independentes, isto é, não podem ser intercaladas entre estilos.

Blocos que se alternam, elemento próprio do estilo de Super Mario 3D World

Além disso, há novos temas de cenário a serem escolhidos: neve, deserto, céu e floresta. Para os estilos que não tinham esses cenários em seus jogos originais, novas músicas de fundo foram compostas por Koji Kondo, lendário compositor da música dos jogos clássicos da série.

Tema de neve no estilo de Super Mario Bros.

Mas a Nintendo não só adicionou esses cenários, como também adicionou uma versão noturna a todos, sejam antigos ou novos. Nela, as regras da fase mudam de algum modo dependendo do tema. Alguns dos efeitos novos incluem baixa gravidade, gravidade invertida, ventos fortes e goombas flutuantes.

Outra nova opção é a de alterar as condições para se terminar uma fase. Agora, pode-se exigir que Mario colete um número específico de moedas, derrote um número de inimigos, e outras opções, dando assim mais variedade aos objetivos de cada nível.

Menu onde se alteram as condições para concluir a fase

Conforme o material promocional já indicava, há a possibilidade de construir fases com outra pessoa, desde que se divida o controle.

Também há outras pequenas adições na customização das fases, todas podendo ser vistas em maior detalhe no próprio Direct. Elas  incluem rampas, ganchos, novos inimigos, auto-scroll customizado e novos efeitos sonoros.

Modo História

Neste modo single-player offline, Mario deve reconstruir o castelo de Princesa Peach, utilizando moedas coletadas ao se completarem fases já inclusas no jogo. Conforme o castelo é construído, Mario pode interagir com mais personagens.

Castelo da Peach será reconstruído aos poucos

Há mais de 100 fases no total, de modo similar ao modo single player do port de Super Mario Maker para o Nintendo 3ds.

Online

A funcionalidade online do jogo permite que fases possam ser compartilhadas e baixadas. As ferramentas de busca estão mais detalhadas que aquelas do Super Mario Maker original, atendendo a pedidos de fãs.

Além dos modos já presentes no primeiro jogo, um modo multijogador também estará presente, podendo ser tanto competitivo quanto cooperativo, ambos também podendo ser jogados localmente.

4 jogadores competirão entre si

No modo competitivo, até 4 jogadores disputam entre si para terminar uma fase primeiro.  A fase é escolhida aleatoriamente entre aquelas que são categorizadas com “multiplayer versus” pelos criadores ao redor do mundo. No modo online, um sistema de ranking é utilizado de acordo com o índice de vitórias do jogador.

Super Mario Maker 2 vem no dia 28 de junho para Nintendo Switch.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.