Por André Eduardo Ruschel em fevereiro de 2019

Quando se fala em Master System, todos sabem que, apesar de ser um ótimo console, ele é bastante limitado no quesito jogos para serem aproveitados em multiplayer. Infelizmente, poucos títulos de sua biblioteca valorizaram aqueles jogadores que gostam de aproveitar seu videogame com uma companhia ao lado, no sofá. Pensando nisto, elaborei esta lista com 10 bons jogos do console, para aqueles que querem uma boa jogatina ao lado da namorada(o), filhos ou amigos. Espero que apreciem.

10) Ms. Pac-Man

Lançado originalmente para arcades em 1981, recebeu esta conversão para Master System em 1991, sendo desenvolvido e publicado pela Tengen.

Aos que não conhecem Ms. Pac-Man, trata-se de uma versão ampliada do jogo Pac-Man, com labirintos maiores, a possibilidade de dar um ‘boost’ no protagonista durante a partida e frutas móveis. Sei que este jogo é bastante antigo, porém ele é viciante e parece que envelheceu maravilhosamente bem. O modo para dois jogadores é bastante divertido e pode ser jogado de forma alternada, competitiva ou cooperativa. Uma ótima conversão de um clássico atemporal.

Caso queiram uma experiência semelhante, porém um pouco mais original, o título Fantasy Zone: The Maze é uma boa pedida também.

9) Time Soldiers

Lançado no ano de 1989, trata-se de um jogo do gênero shoot ‘em up, desenvolvido pela Alpha Denshi e publicado pela SEGA.

Curiosamente, o único jogo desta lista do gênero shoot ‘em up não é do estilo “navinha”. As fases possuem estilos verticais e horizontais. Aqui, os heróis viajam no tempo com a finalidade de resgatarem seus companheiros. Um dos maiores destaques do título está na ambientação, já que passamos por diversos períodos da história de nosso planeta, como era dos dinossauros, Roma Antiga, chegando até as guerras mundiais.

Caso queira mais uma recomendação de jogo neste estilo, outra possibilidade é Rambo: First Blood Part II.

8) Double Dragon

Lançado em 1988, trata-se de uma conversão do clássico jogo de arcades do gênero beat’em up, sendo desenvolvido e publicado pela SEGA.

Extremamente popular no Brasil, aqui é quase sinônimo de Master System. Apesar de, tecnicamente, possuir muitos defeitos, ainda é a principal referência de jogos de briga de rua no console para ser jogado entre dois jogadores simultaneamente. Entre os destaques positivos estão a possibilidade de utilizar armas encontradas pelo cenário e a clássica luta, pós último chefe, entre os dois jogadores pelo amor da donzela sequestrada. Um clássico.

7) Gauntlet

Lançado em 1990, trata-se de uma conversão do clássico para arcades. Desenvolvido pela Atari Games e distribuído pela Tengen/U.S. Gold.

Ótimo jogo para ser jogado junto de um amigo. Conversão muito bem feita dos arcades. Neste game, escolhemos entre quatro classes de personagens (Warrior, Elf, Walkyrie e Wizard) e percorremos inúmeros labirintos repletos de hordas de diferentes tipos de inimigos. Infelizmente esta versão de Master System possui um único defeito: diferente da versão de Mega Drive, não há trilha sonora durante as fases. Caso ele as tivesse, estaria algumas posições a frente neste top 10.

6) Masters of Combat

Lançado em 1993, foi desenvolvido e publicado pela SEGA. É um jogo do gênero luta feito exclusivamente para o Master System.

O único jogo de luta presente neste top é um exclusivo para o console. Este clássico gênero competitivo se aprimorou na quarta geração de consoles, o que, em regra, gerou péssimas conversões para os videogames de 8-bits. Felizmente, a SEGA resolveu fazer este título pensando nas limitações de seu console e conseguiu nos presentear com um game de qualidade. Masters of Combat é claramente inspirado em Street Fighter e apresenta semelhança entre os personagens selecionáveis, cenários, golpes utilizados e até mesmo no estágio bônus, em que devemos destruir um veículo. Vale ‘uns contras’ com os amigos, sem dúvidas.

Caso queira jogar outro game de luta no Master System, recomendamos Mortal Kombat (a primeira versão).

5) Olympic Gold: Barcelona ’92

Lançado em 1992, foi desenvolvido pela U.S Gold e publicado pela SEGA.

Certamente o melhor jogo de olimpíadas presente no Master System. É o game oficial das olimpíadas de Barcelona, e nele estão presentes as seguintes modalidades: 100 metros rasos, arremesso de peso, arco e flecha, 110 metros com barreira, salto com vara, salto ornamental e natação. A jogabilidade envolve ritmo, velocidade e até mesmo raciocínio na prova do arco, em que devemos calcular a força e a intensidade do vento, fora a pontaria. Um ótimo título que pode ser jogado entre até quatro jogadores alternadamente.

Caso você ainda queira conhecer outro bom jogo nesta mesma linha, recomendamos Winter Olympics: Lillehammer ’94.

4) Dragon Maze (Bubble Bobble)

Lançado em 1988, foi desenvolvido pela Taito Corporation e publicado pela SEGA. Conhecido no mundo todo como Bubble Bobble, no Brasil foi lançado pela Tec Toy como Dragon Maze, sabe-se lá o motivo.

Jogo com gráficos simples, mas muito viciante. Neste game controlamos um dragão que cospe bolhas para derrotar os inimigos e alcançar lugares mais altos. Após vencer os adversários presentes na tela, vamos para a seguinte. Composto de inúmeras fases, possui um fator replay bastante elevado. Vale a pena jogar no modo cooperativo, pois assim fica muito mais divertido.

3) Columns (Shapes and Columns)

Lançado em 1990, foi desenvolvido e publicado pela SEGA.

Sem dúvidas este é o jogo multiplayer que mais joguei em meu Master System. Em seu modo para dois jogadores, os combos fazem com que a tela do adversário suba, diminuindo seu tamanho, o que tornam as partidas bem tensas. Originalmente, a SEGA adquiriu os direitos da franquia Columns com a intenção de combater o Tetris, que era bastante popular nos consoles da concorrência. Pessoalmente, considero Columns bastante superior, principalmente por este modo versus que fica ótimo depois que os jogadores começam a raciocinar rapidamente.

Caso queira conhecer outro jogo deste estilo no Master System, recomendamos Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine.

2) California Games (Jogos de Verão)

Lançado em 1989, foi desenvolvido pela Epyx (reprogramado pela SEGA) e publicado pela Sega. Título muito popular no Brasil devido ao fato de ter acompanhado o console em alguns pacotes.

Provavelmente o título mais popular deste top. Podendo ser jogado alternadamente por até 8 jogadores, possui seis modalidades de esportes, sendo elas: half pipe (skate), embaixadinha, patinação, surfe, BMX (bicicleta) e arremesso de disco. Entre os destaques, estão o fato de podermos escolher os patrocinadores para nossos atletas e ter um gameplay bastante variado, não dependendo apenas de apertar os botões do controle rapidamente. Aquele que começar a jogá-lo hoje em dia vai demorar até pegar gosto pelo título, uma vez que leva um tempo até conseguirmos ir bem nas provas, mas pode acreditar: este esforço vale a pena, principalmente se tiver um grupo de amigos disposto a virarem mestres neste clássico jogo. Provavelmente, ainda terá uma análise bem completa na Epic Play futuramente.

Caso goste destes esportes diferentes e queira conhecer outros títulos na plataforma, também recomendamos California Games 2 (Jogos de Verão 2) e World Games.

1) Gain Ground

Lançado em 1990, foi desenvolvido e publicado pela SEGA.

Assim como a SEGA desenvolveu um jogo do Sonic com o mesmo carinho dado para sua versão de Mega Drive, o mesmo ocorreu com esta versão de Gain Ground. A versão de Master System está incrível, com personagens, fases e chefes diferentes dos presentes na versão 16-bits. Este jogo pode ser considerado obrigatório, não somente por aqueles que querem jogar cooperativamente, mas por todos que apreciam um bom título de ação, aventura e estratégia. Aos que não conhecem, neste jogo começamos com apenas três personagens e devemos passar pelos níveis adquirindo outros. Há várias classes com diferentes tipos de armamentos e habilidades, que devem ser escolhidos sabiamente, dependendo dos obstáculos e inimigos presentes em dado momento. Sem dúvidas, esta é a minha principal recomendação para aqueles que queiram jogar um título de Master System no modo multiplayer.

Esperamos que tenham gostado da lista, lembrando que o gosto e preferências variam entre jogadores e esta é apenas a opinião de um fã de larga data deste clássico console da SEGA. Caso você acredite que falta um bom jogo do Master System para se jogar com um amigo, por favor, coloque nos comentários.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.