Por Jean Felipe à Epic Play —

Já não é mais um segredo que os “eSports” (ou esportes eletrônicos) têm conquistado interesse e um espaço relevante entre os adolescentes e jovens-adultos. Na final do campeonato mundial de 2018 de League of Legends na Coreia do Sul, mais de 23 mil participantes estavam presentes no estádio da cidade de Icheon, fora o alcance de 99,6 milhões de pessoas assistindo à transmissão oficial da Riot Games, detentora do jogo.

A direção da Universidade de Sorocaba – UNISO reconheceu a importância e relevância do assunto, atendendo à um projeto do Randolph de Souza, coordenador do curso de Jogos Digitais da instituição de ensino, junto de uma equipe de ex-alunos, alunos e entusiastas no assunto, inaugurando assim o Laboratório de Games (GameLab), do curso de Jogos Digitais.

O espaço é muito bonito e transmite todo o profissionalismo e importância que as profissões relacionadas aos games vêm requerendo cada vez mais. São 10 computadores de última geração para partidas em equipes, algumas torres com TVs para videogames e espaço para o desenvolvimento de jogos.

Fotos (em ordem) de capa, 1, 2 e 3: Wellington Torres. 4: Jean Felipe.

A ideia já tem atraído interesse de todos os lados: Magda Fernandes, professora, foi visitar o local em seu dia de inauguração 14/06, onde diz que seu filho Luiz Otávio Fernandes, 12, se sentiu totalmente atraído ao ver sobre o GameLab na internet.

“Isso é uma faculdade?” perguntou Luiz à sua mãe, retrucando imediatamente com um “é pra essa faculdade que eu quero ir!”, mostrando imediato interesse no assunto.

Randolph brincou sobre o assunto: “Então já temos mais um aluno”.

Estimulando o esporte eletrônico e projetos acadêmicos em Sorocaba

O objetivo do espaço é estimular o esporte eletrônico e projetos acadêmicos vinculados à área. Mas, a ideia não se estende só aos alunos de cursos relacionados, como também é um espaço destinado para o uso de qualquer um da faculdade (com reservas se necessário), além de ter equipamento para stream dos jogos, onde os envolvidos poderão externar ao público tudo o que acontece no laboratório e suas partidas, com transmissões para toda a internet.

Basicamente, o espaço também serve como uma área de descanso e lazer para qualquer aluno da instituição, com ideias que tendem a trazer eventos e atividades para o público de fora, igualmente.

Os organizadores do laboratório também pretendem realizar um evento de games em outubro deste ano no mesmo local, trazendo figuras relevantes do eSports, palestras e outras atividades que adicionem ao conhecimento e traga entretenimento aos visitantes.

Time Uniso eSports. Foto: Wellington Torres. Miniaturas: Jean Felipe

Investimentos em eSports

No evento de inauguração foi apresentada a primeira equipe oficial de esportes eletrônicos da Universidade, o Uniso eSports, com elenco formado por oito alunos de cursos de graduações distintas e selecionados por meio de processo interno. O grupo representará a UNISO em campeonatos de eSports de League of Legends, principal jogo do cenário do esporte eletrônico mundial.

Vale lembrar que o já citado LoL ou Counter Strike: Global Offensive, por exemplo, já tiveram ou têm times sendo representados por lojas de varejo e tecnologia, assim como times de futebol nacionalmente conhecidos como o Santos, Flamengo e até o Corinthians FC, que são um reflexo da relevância iminente do assunto.

O evento também teve como atração performances de cosplayers e áreas abertas para jogar e testar os equipamentos.

O Laboratório de Games, ou GameLab, está disponível no Bloco F na Cidade Universitária da UNISO situada na Rod. Raposo Tavares, km 92.5, em Sorocaba e pode refletir em futuros novos investimentos relacionados aos games na cidade, igualmente.

Written by
Jean Felipe é diretor-geral e fundador da Epic Play. Você pode acompanhar mais sobre o seu trabalho no YouTube ou pode realizar doações para o desenvolvimento de projetos.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.