Por Gustavo Alves em abril de 2019

Com o surgimento de gravações de um antigo programa japonês, podemos dar uma pequena olhada nas versões beta de Super Mario 64 e Super Mario RPG, que estavam escondidas do público até então.

O programa, chamado Games Catalogue 2, passava nos anos 90 e era da Famitsu. Como o nome indica, ele mostrava novidades sobre games.

No vídeo abaixo, podemos ver a beta de Super Mario 64. As diferenças não são muito grandes, e incluem mudanças nas texturas e na User Interface. Isso se mostra evidente no quadro que dá acesso ao mundo Cool Cool Mountain, que contém apenas uma montanha genérica ao invés de um cenário cartunesco.

A diferença que mais se destaca na beta é a ausência da clássica voz de Charles Martinet em Mario. No lugar dela, temos uma voz provisória.

No vídeo abaixo, temos a beta de Super Mario RPG, fruto da colaboração da Nintendo com a Square. Nela, podemos ver algumas diferenças como a ausência da pista de corrida na Yo’ster Isle e a coloração de Croco, que agora está verde ao invés do roxo da versão final. É possível que a cor tenha sido alterada para diferenciá-lo de Yoshi, já que ambos seriam répteis verdes caso contrário.

Sempre é interessante quando versões antigas de jogos conhecidos são descobertas pelo público. Elas sempre revelam fatos interessantes sobre o desenvolvimento e sobre conteúdo que foi adicionado e cortado no produto final. A beta de Pokémon Gold/Silver, por exemplo, foi redescoberta nos últimos meses e mostrou ao mundo vários Pokémon que nunca viram a luz do dia.

Se você tivesse a chance de jogar uma versão beta de um jogo, qual escolheria?

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.