Por Otávio Augusto em janeiro de 2019

O YouTube é uma plataforma com um amplo leque de vários temas e assuntos, indo de conteúdos de entretenimento aos de propósitos educacionais. Porém, um gênero de vídeos que sempre esteve prevalente nesse ambiente são os de teorias da conspiração, defendendo as teorias absurdas como a da Terra Plana ou de que a aterrizagem na lua é uma farsa, o que em resultado acaba alienando uma massiva quantidade de pessoas. Para conter isso, o YouTube anunciou através de um post no seu blog que uma mudança nos algoritmos irá ser realizada para impedir que vídeos de cunho conspiratórios sejam promovidos e recomendados pelo site.

No pronunciamento, foi dito que “Essa mudança confia em uma combinação da aprendizagem das máquinas e pessoas de verdade. Nós trabalhamos com avaliadores humanos e experts em todos os Estados Unidos para ajudar a treinar os sistemas de aprendizado da máquina que gera recomendações. Esses avaliadores são treinados usando diretrizes públicas e irão providenciar uma perspectiva fundamental sobre a qualidade de um vídeo.” 

Também foi comentado que isso irá afetar menos de um por cento de toda a plataforma, mas considerando o tamanho do YouTube, isso já são milhões de vídeos. Porém, isso não necessariamente indica que vídeos desse tipo serão banidos do site, eles simplesmente irão parar de ser mostrados na página principal e na aba dos recomendados. “Para deixar claro, isso irá afetar apenas as recomendações dos vídeos que irão estar na aba de relacionados, não se um vídeo estará disponível no YouTube. Nós achamos que essa mudança alcança um equilíbrio entre manter uma plataforma que permite a liberdade de expressão e que também cumpre nossa responsabilidade com os usuários.” 

Essas mudanças serão aplicadas em uma escala global, porém começará nos Estados Unidos. Assim, vídeos da conspiração ficarão cada vez menos presentes nas abas “Em Alta” e “Em Recomendações”.

Esqueci a Senha

Entre com seu nome de usuário ou e-mail. Você receberá pelo seu e-mail registrado um link que lhe criará uma nova senha.